Líderes do Pacífico prometem combater protecionismo e se voltam à China para comércio

Publicado em 21/11/2016 06:21

LOGO REUTERS 2.0

Por Mitra Taj e Jeff Mason

LIMA (Reuters) - Líderes de países da região do Pacífico prometeram no domingo combater o protecionismo, e autoridades chinesas disseram que mais nações estão buscando se juntar ao bloco comercial liderado pela China depois que a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos aumentou temores de que os EUA podem desfazer acordos de livre comércio.

A campanha presidencial de Trump foi feita com base em promessas como retirar os EUA do acordo comercial Parceria Transpacífica (TPP) e também a ameaça de impor tarifas pesadas contra a China e o México.

Líderes do Pacífico responderam no domingo, afirmando que avançarão com o TPP.

"Reafirmamos nosso compromisso de manter nossos mercados abertos e combater todas as formas de protecionismo", disseram os líderes em comunicado da reunião de cúpula dos 21 países da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru.

Em sua última viagem ao exterior antes de deixar a Casa Branca em janeiro, o presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que abandonar o TPP seria um erro para os EUA.

"Acho que não avançar irá afetar nossa posição na região e nossa capacidade de formar as regras do comércio global de uma maneira que reflita nossos valores e nossos interesses", disse Obama em entrevista à imprensa ao final da reunião.

Obama negociou o TPP, mas desistiu de buscar a aprovação do Congresso e diz que a ratificação do acordo cabe agora à administração Trump.

A China não faz parte do TPP e tem buscado uma visão alternativa do livre comércio na Ásia chamada Parceria Econômica Regional Abrangente, que não inclui atualmente países das Américas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário