Defesa de Lula vê elo suspeito da Lava Jato com o governo dos EUA

Publicado em 23/11/2016 07:26

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou a suspeita de que a força-tarefa da Operação Lava Jato colabore em caráter não formalizado com o governo dos Estados Unidos.

"A revelação feita em audiência de que o Ministério Público Federal estaria trabalhando junto com autoridades americanas parece não estar de acordo com o tratado que o Brasil firmou em 2001 com os EUA que coloca o Ministério da Justiça como autoridade central para tratar esse tipo de questão", disse à Folha Cristiano Zanin, advogado do petista.

"Além disso, não há nenhuma formalização nos processos de que tivemos conhecimento até o momento."

Em nota, o MPF afirmou que "o assunto em questão é sigiloso" e que, portanto, não se manifestaria. Procurada, a Justiça não se pronunciou.

Zanin se referiu ao depoimento feito nesta segunda-feira (22) por Eduardo Leite, ex-executivo da Camargo Corrêa.

O delator chegou a dizer que foi procurado pelo Departamento de Justiça americano por intermédio de representantes da operação, mas voltou atrás, após reação do procurador Diogo Castor de Mattos e do juiz Sergio Moro.

"Foi uma busca do governo americano através da força-tarefa no qual [sic] fomos procurados para saber do interesse de haver partilhamento ou de a gente participar de um processo lá", afirmou Leite, inicialmente.

Zanin, então, perguntou se a Lava Jato havia intermediado o contato. Mattos interrompeu, argumentando que perguntas sobre colaboração no exterior haviam sido indeferidas em depoimento anterior, de Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, da Setal.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Quanta hipocrisia !!!!

    Quais foram as conversas do aspone Marco Aurélio Garcia com os governos ditatoriais africanos, Cuba, Equador, Bolívia, Venezuela para receberem investimentos brasileiros através do BNDES. Alguns governos receberam o perdão da divida dos chefes dessa corja que tomaram de assalto o governo brasileiro e, agora vêm com a estratégia dos comunistas ... ACUSE O SEU OPOSITOR DAQUILO QUE VOCÊ É !!!

    ARRUMA OUTRA, GENTE RUIM !!!

    0
  • daniel dalossio chapadão do sul - MS

    É o típico pensamento de quem é comunista ... sem surpresas...

    0
    • Lino Gaspar Rocha Aguiar Rio Paranaíba - MG

      Os Estados unidos , não aceitaram o acordo comercial Brics, para um bom entendedor ....

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Para um bom entendedor os EUA não tem nada a ver com a roubalheira do PT, Brasil bolivariano gramnsnicista, Rússia comunista, China comunista, India um sistema de castas teocrático. O que o país que foi e vai voltar a ser o simbolo do capitalismo do mundo tem a ver com as ideologias comunistas? Tudo o que a lava jato fez foi dentro da constituição brasileira, esperneiem bandidagem, aquela invasão da camara foi só uma amostra do que pode vir por aí.

      0