Economistas reduzem projeção da taxa básica de juros em 2017 para 10,5%

Publicado em 05/12/2016 07:52

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - A perspectiva para a taxa básica de juros em 2017 foi reduzida pela primeira vez em quatro semanas, depois de o Banco Central ter indicado cortes mais fortes à frente, mas a projeção para a atividade econômica no próximo ano piorou.

A pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira mostrou que os economistas consultados veem a Selic a 10,5 por cento no final de 2017, contra 10,75 por cento anteriormente.

Na semana passada, o BC reduziu a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, a 13,75 por cento ao ano, indicando que seus próximos passos levarão em conta o cenário externo e a atividade econômica brasileira.

Preparando o terreno para intensificar os cortes daqui para frente, o BC avaliou positivamente o andamento das medidas de ajuste fiscal. Agora, os agentes aguardam a divulgação da ata da reunião, na terça-feira, para calibrar suas apostas.

Entretanto, as instituições que mais acertam as previsões, o chamado Top-5, deixaram inalterada a perspectiva de Selic a 11,25 por cento no final de 2017.

O levantamento apontou ainda piora nas expectativas para a atividade econômica no ano que vem, depois que dados do IBGE mostraram que a recessão no país se aprofundou no terceiro trimestre. Os especialistas consultados passaram a ver uma expansão de apenas 0,8 por cento, ante 0,98 por cento na pesquisa anterior.

A estimativa para a contração do Produto Interno Bruto (PIB) este ano passou agora para 3,43 por cento, ante recuo de 3,49 por cento antes.

Em relação à inflação, a expectativa para este ano caiu 0,03 ponto percentual e foi a 6,69 por cento. Para o ano que vem a alta do IPCA continua sendo estimada em 4,93 por cento.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário