Deputados apresentam PEC para convocar Constituinte para reforma política em 2017

Publicado em 14/12/2016 20:23
Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - Os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Miro Teixeira (Rede-RJ) conseguiram as 172 assinaturas necessárias e apresentaram, nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição para convocar uma assembleia nacional constituinte a partir de fevereiro de 2017 para tratar de uma reforma política e eleitoral.

O texto apresentado pelos parlamentares veda que a Constituinte mexa em outros temas, como as cláusulas pétreas da Constituição, os direitos e garantias individuais, o estado democrático de direito, o voto secreto, a separação entre Poderes e o pluralismo partidário.

"Seria uma assembleia nacional constituinte para analisarmos a reforma política e outros temas que não os pétreos", disse a jornalistas Rosso, que é líder do PSD, partido da base governista. "A hora é exatamente essa, não vamos mais tapar o sol com a peneira."

A previsão não é de uma nova eleição para a Constituinte, mas que os atuais deputados e senadores se reúnam em uma câmara única, a partir de fevereiro, para tratar das alterações na Constituição.

Questionado sobre a viabilidade de votar uma PEC nas próximas semanas, Miro Teixeira afirma acreditar que seja possível.

"Essas são as ideias que 'criam pernas' e andam sozinhas", disse o deputado de oposição. "Pessoas com trajetórias opostas estão se aproximando para conversar."

(Por Lisandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário