Economia da China pode crescer 6,5% em 2017, diz instituto

Publicado em 03/01/2017 07:33

LOGO REUTERS 3.0

XANGAI (Reuters) - O crescimento econômico da China pode desacelerar para 6,5 por cento neste ano contra cerca de 6,7 por cento em 2016, disse um instituto de pesquisa do governo nesta terça-feira, sugerindo que uma desvalorização única pode ajudar a estabilizar o iuan.

Em um artigo no Shanghai Securities News, o departamento de previsões do Centro de Informação do Estado disse que o impulso das novas tecnologias continuará a estimular o crescimento econômico, mas não vai impedir a tendência mais ampla de desaceleração.

A produção industrial pode crescer 5,9 por cento neste ano, abaixo da estimativa de 6,1 por cento em 2016, disse.

Ao mesmo tempo, as autoridades deveriam aumentar o papel do mercado na formação da taxa de câmbio do iuan, aumentar a flexibilidade da moeda "e até mesmo realizar uma desvalorização única do iuan, e assim manter a estabilidade do iuan em um nível equilibrado", completou o instituto.

O iuan se enfraqueceu quase 7 por cento no ano passado -- maior perda anual contra o dólar desde 1994-- pressionado pelo crescimento econômico fraco e pelo dólar forte.

A ação de desvalorizar o iuan em 2 por cento em agosto de 2015 chocou os mercados globais e foi vista por operadores e economistas como um fracasso.

Com o iuan ainda enfraquecendo e as saídas de capital corroendo as reservas cambiais da China, especialistas têm discutido a possibilidade de uma segunda desvalorização, mas tem havido pouca indicação de que as autoridades consideram tal movimento.

(Por John Ruwitch)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário