Dólar sobe ante real com cautela à espera de Trump

Publicado em 11/01/2017 10:08

LOGO REUTERS 3.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia ante o real nesta quarta-feira, seguindo o movimento externo, com cautela dos investidores para a primeira entrevista do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para esta tarde e em busca de sinalizações de como ele tratará a política econômica do país.

Às 11:03, o dólar avançava 0,64 por cento, a 3,2191 reais na venda, depois de ter chegado a recuar a 3,1890 reais na mínima do dia. O dólar futuro subia 0,78 por cento.

"Acredito que Trump pode fazer um discurso duro", avaliou analista de câmbio da corretora Gradual Investimentos.

As declarações de Trump serão o termômetro do mercado, que teme a adoção de uma política econômica inflacionária e que obrigue o Federal Reserve, banco central norte-americano, a elevar ainda mais os juros nos Estados Unidos. Nesse cenário, haveria atração de recursos aplicados atualmente em outros países, como o Brasil, gerando pressão no dólar.

No exterior, o dólar subia ante uma cesta de moedas e ante divisas de países emergentes e exportadores de commodities, como os pesos mexicano e chileno e o rand sul-africano.

No dia da eleição norte-americana, 8 de novembro, o dólar fechou a 3,1674 reais ainda sob a expectativa da vitória da democrata Hillary Clinton. A moeda norte-americana subiu até 3,4726 reais em 2 de dezembro, para então voltar a arrefecer.

O Banco Central, que contribuiu para essa pressão menor na moeda com atuações no câmbio, no entanto, está sem atuar no mercado desde o dia 13 de dezembro.

A alta da moeda na manhã desta quarta-feira também tinha como justificativa os níveis atuais de preços, segundo alguns profissionais.

"Alem da expectativa com relação à primeira entrevista coletiva de imprensa de Donald Trump, o preço atrativo sugere que também ocorreram compras de moeda", disse o sócio diretor da gestora Jive Asset Management, Leonardo Monoli.

Na véspera, por exemplo, a moeda norte-americana terminou com leve alta, mas ainda fechou abaixo de 3,20 reais, a 3,1986 reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário