Dólar cai no pregão desta 4ª feira e vai ao patamar de R$ 3,19 com Trump

Publicado em 11/01/2017 16:08

LOGO REUTERS 3.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou a quarta-feira em queda, indo à casa de 3,19 reais e no menor preço em dois meses, sintonizado com o comportamento da moeda norte-americana no exterior, com investidores mais aliviados depois de a entrevista do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não surpreender.

O dólar recuou 0,22 por cento, a 3,1916 reais na venda, após bater mais de 1 por cento de alta e ir 3,2308 reais na máxima do dia. Foi novamente o menor nível de fechamento desde 8 de novembro passado.

O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,10 por cento no final desta tarde.

"O mercado tinha expectativa, mas não sabia de fato o que ele ia falar e, na dúvida, comprou. Mas depois da entrevista, nada justificava manter a posição", comentou um profissional da mesa de câmbio de uma corretora nacional.

Entre outras coisas, Trump disse que agências de inteligência dos EUA podem ter vazado um dossiê com o que ele chamou de "notícias falsas" sobre como a Rússia tentou influenciar suas ações, e afirmou que as alegações são mentirosas. Também criticou o programa de saúde do presidente Barack Obama, conhecido como Obamacare.

De modo geral, os agentes econômicos temem que Trump, que assume o comando da maior economia do mundo no próximo dia 20, adote uma política econômica inflacionária e que obrigue o Federal Reserve, banco central norte-americano, a elevar ainda mais os juros nos Estados Unidos. Nesse cenário, haveria atração de recursos aplicados atualmente em outros países, como o Brasil, gerando pressão no dólar.

"Trump foi muito vago na sua entrevista. O mercado achou positivo ele não falar nada pesado, nada alarmante, mas acho preocupante justamente não sabermos nada", destacou o economista-chefe da gestora Infinity Asset, Jason Vieira.

No exterior, o dólar passou a cair ante uma cesta de moedas e ante divisas de países emergentes, como o rand sul-africano.

O Banco Central brasileiro continuou sem atuar no mercado de câmbio desde o dia 13 de dezembro.

 

Ibovespa fecha em alta de 0,5% sustentado por Vale e Petrobras após sessão volátil

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa fechou no campo positivo nesta quarta-feira, depois de oscilar entre altas e baixas, sustentando-se nos ganhos de papéis atrelados a commodities, principalmente Vale e Petrobras.

O Ibovespa subiu 0,51 por cento, a 62.446 pontos, após cair 0,75 por cento na mínima e subir 0,9 por cento na máxima da sessão.

O giro financeiro no pregão somou 6,78 bilhões de reais, influenciado pelo leilão de venda de ações da Multiplan, que movimentou pouco mais de 300 milhões de reais.

Até o dia 10 de janeiro, o volume médio diário neste ano estava em 5,65 bilhões de reais. Em 2016, foi de 7,4 bilhões de reais.

Desde o começo do ano, o indicador acumula alta de 3,7 por cento, tendo subido em seis dos oito pregões até agora em 2017, com a ajuda principalmente das ações de empresas que negociam commodities.

Considerando ainda que o Ibovespa já havia subido quase 39 por cento em 2016, operadores veem potencial para realizações de lucros no curto prazo. O analista Rafael Ohmachi, da Guide Investimentos, lembra ainda que a aproximação do Ano Novo chinês, no fim de janeiro, pode pesar principalmente sobre papéis de mineração e siderurgia.

Nesta quarta-feira particularmente, o pregão foi marcado por cautela, com os investidores divididos entre a primeira coletiva do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e a expectativa sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) acerca da taxa básica de juro.

Após o fechamento do mercado, o Copom anunciou corte de 0,75 ponto percentual na Selic, para 13 por cento ao ano.

Em relação aos comentários de Trump, operadores destacaram a ênfase em investimentos em infraestrutura nos Estados Unidos, o que refletiu positivamente nos papéis da Metalúrgica Gerdau e da Gerdau.

Do lado negativo, CCR se sobressaiu com queda de quase 4 por cento, seguida por BB Seguridade e Kroton.

DESTAQUES

- GERDAU PN fechou em alta de 5,18 por cento, liderando os ganhos do Ibovespa, seguida por METALÚRGICA GERDAU PN , com valorização de 4,91 por cento. Além do efeito Trump, também esteve no radar informação veiculada pela publicação especializada de siderurgia SBB, conforme relatou o BTG Pactual em nota a clientes, de que a Gerdau teria aumentado em 40 dólares a tonelada os preços do vergalhão nos EUA devido aos custos crescentes com sucata. Ainda no setor, CSN ON subiu 1,28 por cento. A exceção foi USIMINAS PNA , que caiu 1,99 por cento e ficou entre os destaques de baixa do índice, após o grupo japonês Sumitomo vetar o uso de caixa da Musa.

- VALE PNA avançou 2,83 por cento e VALE ON ganhou 2,07 por cento, esticando os ganhos da véspera em meio à contínua valorização do minério de ferro na China. O preço futuro subiu 3,6 por cento na Bolsa de Dalian, atingindo os maiores níveis em três semanas.

- PETROBRAS PN encerrou em alta de 1,16 por cento e PETROBRAS ON <PETR3.SA> subiu 2,50 por cento, em linha com os preços do petróleo, que subiram quase 3 por cento em Londres e Nova York. O anúncio de que a estatal bateu pelo segundo ano a meta de produção no país reforçou o viés altista. A estatal produziu em 2016 uma média de 2.144.256 barris por dia, volume recorde e 0,75 por cento maior que o de 2015. Paralelamente, o diretor financeiro da companhia, Ivan Monteiro, informou que a petrolífera deve elevar seus investimentos para 19 bilhões de dólares em 2017.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário