Yellen, do Fed, diz que é imprudente permitir que economia dos EUA "superaqueça"

Publicado em 20/01/2017 06:22

LOGO REUTERS 3.0

PALO ALTO, EUA (Reuters) - Com a política monetária ainda modestamente expansionista, o banco central dos Estados Unidos deveria continuar a elevar a taxa de juros lentamente para manter os empregos abundantes e a inflação baixa, afirmou na quinta-feira a chair do Federal Reserve, Janet Yellen.

"Acho que permitir que a economia ande de acentuada e persistentemente 'aquecida' será arriscado e imprudente", disse Yellen, em declarações preparadas para um evento.

Embora ainda não haja sinais de que o Fed está atrás da curva ou que a economia esteja em perigo de uma repentina alta da inflação ela disse: "considero prudente ajustar a postura de política monetária gradualmente ao longo do tempo".

Pela segunda vez em dois dias, Yellen alertou que adiar o aperto da política monetária pode elevar a inflação e forçar o Fed a aumentar os juros em resposta, levando a economia a entrar em parafuso, o que teria sido evitado se as altas dos juros fossem mais graduais.

Mas segundo ela, "não será fácil" encontrar uma trajetória de altas de juros que possa alimentar o crescimento forte dos empregos e inflação de 2 por cento, dadas as incertezas do crescimento global, lenta expansão da produtividade doméstica e mudança nas políticas fiscais, entre outras coisas.

(Reportagem de Ann Saphir)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário