Paraguai tem a economia que mais avançou em PIB na América do Sul; Brasil e Argentina retrocederam

Publicado em 30/01/2017 10:26

Na América do Sul, o Paraguai é a economia que mais avançou quanto ao seu Produto Interno Bruto (PIB) entre 2012 e 2016, com uma expansão total de 24%, segundo o informe anual da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

O órgão das Nações Unidas aponta também que o Panamá lidera o ranking de crescimento do último quinquênio, enquanto a Venezuela é o país que mais caiu, dentro da América Latina. No entanto, a América Latina e o Caribe acumulam uma expansão de 5,1%. Depois do Paraguai, Peru e Colômbia vêm em seguida, com 21% e 18%, respectivamente, enquanto Argentina e Brasil retrocederam 0,6% e 2,5%, respectivamente, nos últimos 5 anos.

Estas quedas em países cujos PIBs são importantes na região abatem no indicador de crescimento de toda a América Latina, de acordo com uma análise do Infobae.com. "A importância de novos rendimentos de caráter produtivo é chave para interpretar porque algumas nações crescem enquanto outras estão estancadas ou retrocedem.

Neste ano, o Paraguai enfrentará um entorno regional e mundial muito mais complexo, onde somente o preço das commodities, somado a fatores internos, está a favor da economia. O Cepal projeta um crescimento de 3,8% para o país, inferior ao registrado em 2016, de 4%.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación Paraguay

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • marciel vieira cintra DOURADOS - MS

    Paraguai avança... É o efeito da saída de Fernando Lugo, que caiu da presidência paraguaia em 2012. Vejam o bem que fez ao País vizinho! Só falta a gente se livrar dessa desgraça dos políticos comunistas.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Marciel, além da queda do garanhão Lugo, o Paraguai tem sua legislação trabalhista e fiscal que privilegia o empreendedor. Com a construção do linhão que distribui a energia produzida em Itaipu e que não era consumida no país, abriu muitas oportunidades para empresas fabris, cujo principal insumo é a energia. Quanto a "desgraça dos políticos comunistas" raleia, mas não acaba. Infelizmente no Brasil, houve um tempo, parece que Brasilia montou um sistema integrado com essa fábrica e, para azarar mais pediu uma linhagem que apresentasse. Desculpe, errei, que nunca apresentasse as reais características, ou seja, "corruptos morrem jurando que aquele dinheiro na cueca não é dele", que aquelas imagens dele contando dinheiro, é o dinheiro do seu salário, ou seja, ...VAI ACREDITAR EM CORRUPTO !!!

      0