Governo brasileiro voltará a negociar acordo comercial com o México

Publicado em 08/02/2017 06:22

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reafirmou no fim da tarde que o governo brasileiro voltará a negociar um acordo comercial com o México nas áreas de grãos e carnes. Segundo o ministro, o secretário de agricultura mexicano José Eduardo Calzada desembarcará junto com uma comitiva de empresários para uma reunião em São Paulo nos dias 20 e 21 deste mês. A ideia é aproveitar o desejo dos mexicanos de buscar alternativas a fornecedores americanos de alimentos após Donald Trump não apenas ameaçar rever os termos do Nafta - bloco dos três países da América do Norte -, como também retirar os Estados Unidos da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) - tratado que vinha sendo costurado com o México e outros dez países.

Maggi concedeu entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, após reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista, com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Geraldo Alckmin, entre outras autoridades. O encontro, solicitado por Serra, teve o propósito de "discutir o futuro da agricultura", reunindo também especialistas desse setor."O Brasil nunca foi prioritário na pauta do México e eles importam mais de US$ 30 bilhões por ano de alimentos dos Estados Unidos. Com essa ameaça, esse desconforto, o México nos procurou", disse Maggi, acrescentando que já participou de duas reuniões com Calzada.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário