Dólar cai na sessão desta 4ª feira e volta a R$ 3,07 após Fed não reforçar alta de juros em breve

Publicado em 22/02/2017 17:24

LOGO REUTERS 3.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou esta quarta-feira em queda e de volta ao nível de 3,07 reais, depois de o Federal Reserve, banco central norte-americano, não endossar apostas mais fortes de aumento de juros em breve na maior economia do mundo.

O dólar recuou 0,65 por cento, a 3,0705 reais na venda, depois de fechar com leves variações nos dois pregões passados.

Na mínima do dia, a moeda norte-americana marcou 3,0660 reais. O dólar futuro caía quase 1 por cento no final da tarde.

"O mercado entendeu que o aumento de juros sinalizado pelo Fed não deve ser março (próximo econtro do Fed)", afirmou o diretor de operações da corretora Mirae Asset, Pablo Spyer.

Muitos membros do Fed disseram que pode ser apropriado aumentar os juros novamente "em breve", caso os dados de emprego e inflação estejam alinhados com as expectativas, mostrou a ata da mais recente reunião do Fed divulgada no final da tarde.

Entre os membros com direito a voto, no entanto, havia muito menos urgência de aumentar as taxas, com vários vendo apenas "risco modesto" de que a inflação aumentaria significativamente e que o Fed "provavelmente teria tempo suficiente" para responder se surgissem pressões sobre os preços.

Logo após a divulgação, o dólar passou a cair ante uma cesta de moedas e ante divisas como o peso mexicano.

Juros elevados nos Estados Unidos têm potencial para atrair recursos aplicados em outras praças, como a brasileira.

Internamente, operadores continuaram afirmando que a tendência para o dólar no Brasil seguia de baixa, diante da expectativa de entrada de recursos externos devido às recentes emissões feitas por empresas e de aprovação no Congresso Nacional da nova rodada de regularização de recursos brasileiros no exterior, conhecida como repatriação.

"No pano de fundo, a perspectiva de fluxo positivo para o Brasil, em meio ao cenário de queda dos juros e na esteira do projeto sobre a repatriação de recursos mantidos no exterior, continua influenciando os negócios", citou a assessoria de investimentos Criteria Invest em relatório.

O projeto de repatriação só será votado no Senado depois do Carnaval.

O Banco Central vendeu o lote integral de 6 mil swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares--, ou 300 milhões de dólares. Desta forma, continuou indicando que fará apenas rolagem parcial desse vencimento, faltando 4,854 bilhões de dólares do total.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário