Integrantes do Fed alimentam expectativas de aumento dos juros em março

Publicado em 02/03/2017 07:05

LOGO REUTERS 3.0

Por Lisa Maria Garza e Jonathan Spicer

DALLAS/NOVA YORK (Reuters) - O Federal Reserve está preparando o terreno para um aumento da taxa de juros dos Estados Unidos no final deste mês, com outro integrante do banco central norte-americano argumentando nesta quarta-feira que a força econômica interna e a estabilidade no exterior criaram uma janela para a alta.

"Eu acredito que a economia está forte o suficiente para que possamos administrá-la", disse o presidente do Fed da Dallas, Robert Kaplan, membro votante deste ano do comitê de política monetária. "Devemos começar o processo (de alta dos juros) mais cedo para que possamos garantir que seja gradual e paciente."

Os comentários foram os últimos em um período com uma concentração não usual de discursos de integrantes do Fed, com quatro dos cinco diretores do Fed - incluindo a presidente Janet Yellen - falando esta semana antes da reunião de 14 e 15.

Novas regras internas do Fed sobre comunicações públicas tornam a sexta-feira a última chance de direcionar as expectativas do mercado antes da próxima reunião do Fed.

No que parece ser uma mensagem coordenada, vários oradores do Fed nesta semana já conseguiram impulsionar a precificação do mercado de uma alta dos juros em março a 70 por cento, ante 20 por cento na semana passada.

Os comentários de Kaplan vieram depois que o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, disse na terça-feira que a probabilidade de uma alta dos juros se tornou "muito mais atraente" e pelo presidente do Fed de San Francisco, John Williams, que no mesmo dia disse que não vê motivos para adiar o aumento dos juros.

A mensagem, juntamente com indicadores que mostram inflação e a atividade industrial mais fortes, reforçaram as apostas que o Fed fará em duas semanas o primeiro dos três aumentos de taxa que esperados para este ano.

A mensagem parece ter funcionado para alinhar os mercados financeiros com o Fed.

Isso não ocorreu nos últimos anos. As previsões após a alta da taxa de juros em dezembro 2015 apontavam que o Fed iria subir os juros quatro vezes em 2016. Ele promoveu apenas um aumento.

ESPERA POR TRUMP

O banco central norte-americano deixou a taxa de juros inalterada em sua reunião de janeiro, e não se esperava um movimento até maio ou junho, em parte porque se sabe muito pouco sobre os planos fiscais do presidente dos EUA, Donald Trump.

Mas vários integrantes do Fed agora dizem que o aperto adicional da política monetária é apropriado independentemente de qualquer impulso fiscal, já que a inflação acelerou um pouco e a economia se aproxima do objetivo do Fed de pleno emprego.

Aumentar a taxa de juros em março também dá espaço para o Fed promover mais elevações se a política da Trump reforçar o crescimento econômico, ou para fazer uma pausa se a economia desacelerar ou se as eleições europeias deste ano desestabilizarem os mercados.

Brainard, do Fed, cita melhora da economia global e diz que juros devem subir logo

(Reuters) - A melhora da economia global e a recuperação sólida dos Estados Unidos indicam que será "apropriado em breve" para o Federal Reserve aumentar a taxa de juros dos EUA, disse a diretora do banco central norte-americano Lael Brainard nesta quarta-feira, adicionando uma voz importante ao coro de integrantes do Fed que sinalizam que a taxa pode subir em março.

Brainard foi uma voz-chave em 2015 e 2016 ao advertir que problemas na Europa e um crescimento mais lento do que o esperado na China poderiam prejudicar os Estados Unidos, um argumento que ajudou a desacelerar o ritmo de aperto monetário esperado pelo Fed.

Agora, ela disse em um discurso na Universidade de Harvard, as nuvens parecem estar desaparecendo.

"Estamos nos aproximando do pleno emprego, a inflação está se movendo gradualmente na direção da nossa meta, o crescimento externo está em bases mais sólidas e os riscos para o cenário econômico estão equilibrados", disse Brainard. "Assumindo esse progresso contínuo, provavelmente será apropriado em breve remover a acomodação adicional, continuando em um caminho gradual (de aumento dos juros)."

"Depois de ser uma restrição importante nos últimos anos, o ambiente externo parece mais benigno do que há algum tempo", disse Brainard, abordando diretamente o conjunto de riscos que a levaram a se tornar uma das mais fortes defensoras de postegar qualquer aumento dos juros antes que o ambiente global melhorasse.

As recentes ações da China ajudaram, disse ela, enquanto a paciente e persistente compra de títulos pelo Banco Central Europeu, entre outros movimentos de política monetária, parecem estar dando frutos.

Juntamente com os comentários de outros integrantes do Fed nos últimos dias e olhando para as declarações da chair Janet Yellen na sexta-feira, os comentários de Brainard provavelmente ajudarão a cimentar o sentimento de que o Fed ao se reunir em duas semanas deve provavelmente elevar os juros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário