Ministro da Agroindústria da Argentina não aposta em desvalorização do câmbio para aumentar a competitividade

Publicado em 07/03/2017 15:35

O ministro da Agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, colocou panos frios na possibilidade de que se permita um aumento do tipo de câmbio como maneira de melhorar a competitividade para os setores exportadores.

Depois de participar da abertura oficial da Expoagro, feira que ocorre no país, o ministro disse que o foco para que a Argentina se torne mais competitiva a nível mundial está em baixar a inflação, "um caminho que não é fácil, mas acreditamos que é correto".

Buryaile apontou que "há setores que acreditam que a única forma de ganhar competitividade é com uma desvalorização" e disse que a história demonstra que não é a melhor estratégia.

"As desvalorizações dão uma sensação de bem-estar mas de curto prazo. Em longo prazo, não ajudam a melhorar a competitividade", adicionou.

Nesta linha, ele também recordou que durante a administração kirchnerista, "o dólar passou de AR$2,80 para AR$15 e, mesmo assim, não houve maior competitividade".

A respeito da estratégia de diminuir a inflação, o ministro apontou que, no último semestre, a Argentina teve a inflação mais baixa em oito anos.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrovoz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário