Moody's eleva perspectiva de rating do Brasil para estável

Publicado em 15/03/2017 17:56

LOGO REUTERS 3.0

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação Moody's elevou nesta quarta-feira a perspectiva do rating do Brasil, atualmente em Ba2, de negativa para estável.

A Moody's indicou que os riscos que estavam refletidos na perspectiva negativa foram reduzidos por causa da estabilização das condições macroeconômicas do país, com a economia mostrando sinais de recuperação, queda da inflação e perspectivas fiscais mais claras.

A agência destacou que há indicações de que o funcionamento da política brasileira está melhorando e que há um fortalecimento das instituições, o que ajuda na implementação de reformas fiscais.

"Nos últimos seis meses, os riscos negativos do rating Ba2 diminuíram e as condições macroeconômicas se estabilizaram no Brasil, com uma recuperação incipiente do crescimento econômico esperada em 2017 e uma queda da inflação mais rápida do que a esperada", informou a agência em comunicado.

Após a decisão da Moody's, o dólar futuro ampliou a queda.

A Moody's também acredita que houve uma diminuição no risco de necessidade de apoio financeiro para a Petrobras, enquanto o custo fiscal do alívio da dívida dos governos estaduais continua controlado.

A agência de classificação de risco espera o fim da recessão neste ano, com um crescimento entre 0,5 por cento e 1 por cento, e de 1,5 por cento em 2018. A Moody's projeta inflação de 4,5 por cento em 2017, portanto, na meta do governo.

"Após 2018, esperamos que o crescimento se estabilize em torno de 2 e 3 por cento", informou a agência.

Apesar de prever uma melhora do cenário macroeconômico, a Moody's alerta para a fraqueza dos resultados fiscais. A agência espera que a relação dívida/PIB do Brasil aumente de 70 por cento em 2016 para cerca de 80 por cento em 2019.

(Por Luiz Guilherme Gerbelli)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário