Trump ataca investigação sobre suposta obstrução de justiça

Publicado em 15/06/2017 15:57

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um ataque contundente no Twitter nesta quinta-feira em reação a uma reportagem segundo a qual ele está sendo investigado, classificando de fajuta a ideia de que a sua campanha conluiou com a Rússia para influenciar a eleição presidencial de 2016.

"Eles inventaram um conluio fajuto com a história dos russos, encontraram zero provas, então agora tentam a obstrução da justiça nessa história fajuta. Bacana", escreveu Trump no Twitter, para depois repetir que a investigação é uma "caça às bruxas".

O jornal Washington Post, citando autoridades não identificadas, noticiou na quarta-feira que o conselheiro especial Robert Mueller está investigando Trump devido a uma possível obstrução da justiça.

Mueller lidera o inquérito sobre a Rússia desde que foi indicado pelo vice-secretário de Justiça, Rod Rosenstein, no Departamento de Justiça, que supervisiona o FBI. Na semana passada, o ex-diretor do FBI James Comey disse ao Congresso que acredita ter sido demitido por Trump para minar a investigação da agência a respeito de Moscou.

O inquérito sobre a suposta obstrução da justiça de Trump teve início dias depois de Comey ser despedido, em 9 de maio, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto, segundo o Washington Post.

Uma fonte familiarizada com a investigação de Mueller confirmou a reportagem do Post, dizendo que uma análise das acusações de possível obstrução de justiça era "inevitável", dado o testemunho de Comey, embora a questão possa não se tornar o foco principal da investigação.

Examinar essas possíveis acusações permitirá aos investigadores entrevistar os principais integrantes do governo, incluindo o procurador-geral Jeff Sessions, Rosenstein e possivelmente o próprio Trump, informou a fonte à Reuters.

Embora seja improvável que um presidente enfrente uma acusação criminal, a obstrução da justiça pode constituir a base para um processo de impeachment. Qualquer passo neste sentido enfrentaria um duro obstáculo, pois exigiria a aprovação da Câmara dos Deputados dos EUA, controlada pelos republicanos de Trump.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário