Economistas voltam a reduzir projeção para a Selic em 2017 na Focus; Top-5 vê juros em 7,75%

Publicado em 17/07/2017 09:45

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Os analistas reduziram novamente a expectativa para a taxa básica de juros ao final deste ano a 8 por cento, ante previsão anterior de 8,25 por cento, de acordo com relatório semanal Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira, em um cenário de inflação cada vez mais baixa.

Na semana anterior, os analistas já haviam diminuído as previsões de Selic para este ano de 8,5 por cento para 8,25 por cento.

No Top-5, grupo que mais acerta as previsões, a expectativa é que a Selic recue ainda mais e encerre este ano em 7,75 por cento, na mediana das projeções, uma queda na estimativa da leitura anterior que era 8 por cento.

Dessa forma, os economistas consultados pela pesquisa também projetam que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve ser mais agressivo na reunião de julho, que ocorre na semana que vem, e reduzir a Selic em 1 ponto percentual, ante a expectativa de corte 0,75 ponto percentual. Atualmente, a taxa básica de juros está em 10,25 por cento.

Para 2018, a projeção do mercado para a Selic permaneceu em 8 por cento. O Top-5 vê os juros em 7,75 por cento, na mediana das projeções, ante 7,88 por cento na semana anterior.

A redução da expectativa para a taxa básica de juros vem na esteira da fraqueza da inflação. A projeção para o IPCA neste ano passou a 3,29 por cento, ante 3,38 por cento no levantamento anterior, segundo o relatório Focus. Para o ano que vem, a estimativa é de 4,20 por cento, ante 4,24 por cento.

Para o crescimento econômico, os analistas mantiveram projeção da avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 a 0,34 por cento e de 2 por cento para 2018.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário