Na Gazeta do Povo: Década perdida de Dilma é pior do que os anos 80

Publicado em 24/07/2017 09:22
Como o descontrole do governo fez o Brasil desperdiçar uma década de crescimento

Mesmo que o país supere a recessão neste ano e cresça de 2% a 2,5% nos próximos, conforme esperam economistas de bancos e consultorias, o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2011 e 2020 será o pior para uma década desde o início do século passado, pelo menos.

E o resultado do PIB per capita, que relaciona a geração de riquezas com o tamanho da população, será apenas um pouco melhor que o dos anos 1980, que ficaram conhecidos como “década perdida” graças à combinação de crise da dívida externa, moratória, hiperinflação e uma sequência de planos econômicos fracassados.

A mediana das projeções do mercado financeiro compiladas pelo boletim Focus, do Banco Central, aponta para crescimento econômico de apenas 9,4% no acumulado da década. Se consideradas as projeções do FMI para os próximos anos, um pouco mais pessimistas, o avanço acumulado de 2011 a 2020 será de 7,6%. Nos dois casos, uma expansão menor que a registrada entre 1981 e 1990, quando a economia cresceu 16,9%.

Na década de 1980, no entanto, o baixo crescimento teve impacto mais forte sobre a renda média, por causa do rápido aumento da população. O bolo da economia cresceu, mas na divisão pelo número de habitantes cada fatia encolheu 4,2% ao longo daqueles dez anos. Nesta segunda década do século 21, a tendência é de que o PIB per capita termine mais ou menos no nível em que começou, com aumento ou retração de aproximadamente 1%, a julgar pelas atuais expectativas para o PIB do boletim Focus e do FMI e as projeções do IBGE para a população.

Leia a íntegra no site da Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário