MPF denuncia ex-funcionários de bancos em caso de cartel sobre spread cambial

Publicado em 24/07/2017 14:53

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta segunda-feira que denunciou cinco ex-funcionários de grandes bancos estrangeiros que operavam no mercado de câmbio internacional, por formação de cartel, em desdobramentos de investigações em outras instâncias iniciadas em 2015.

As denúncias ocorreram em consequência do escândalo de manipulação de índices de referência usados no cálculo de taxas de câmbio e que envolveu suspeitas sobre 15 instituições financeiras em mercados como Estados Unidos, Reino Unido e Suíça.

Segundo o MPF, os ex-funcionários denunciados são dos bancos Standard Chartered, Royal Bank of Canada (RBC), Merrill Lynch, Deutsche Bank e Morgan Stanley.

"Além de operarem com margem de spread igual, os ex-funcionários dessas cinco instituições estrangeiras criaram obstáculos para a atuação de corretores e operadores de câmbio que não participaram do ajuste criado por eles", afirmou o MPF em comunicado à imprensa. Segundo os procuradores, o esquema "inflacionou artificialmente o mercado durante três semanas no mês de novembro de 2009, aumentando o lucro desses bancos em operações milionárias de câmbio".

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já tinha acertado no final do ano passado cinco acordos com os bancos Barclays, Citi, Deutsche Bank, HSBC e JP Morgan Chase, num total de 183,5 milhões de reais.

O MPF informou que a denúncia foi protocolada na última quarta-feira e distribuída para a 7ª Vara Federal Criminal na última quinta-feira.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    (MPF denuncia ex-funcionários de bancos em caso de cartel sobre spread cambial) -- Não esquecer de enquadrar a diretoria do Banco Central do Brasil, representante da oligarquia bancária no Brasil... as "previsões inflacionárias" que fazem repercute nas elevadíssimas taxas de juros, pagas religiosamente pelo Governo do Brasil, e que respondem por algo equivalente a 40% da arrecadação tributária, em detrimento da saúde, educação, assistência social e outros itens relevantes para a sociedade brasileira. Inclusive a Previdência Social, que cinicamente dizem que é deficitária...

    0