Gasolina aumenta por Harvey e preços aos produtores dos EUA sobem em setembro

Publicado em 12/10/2017 10:44

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - Os preços aos produtores dos Estados Unidos subiram em setembro, uma vez que o preço da gasolina registrou seu maior aumento em mais de dois anos devido às interrupções da produção em refinarias do Texas causadas pelo furacão Harvey.

O Departamento do Trabalho informou que o índice de preços ao produtor para demanda final subiu 0,4 por cento no mês passado, depois de crescer 0,2 por cento em agosto. Nos 12 meses transcorridos até setembro, o índice saltou 2,6 por cento, sua maior alta desde fevereiro de 2012 e após crescimento de 2,4 por cento em agosto.

Os preços da gasolina no atacado subiram 10,9 por cento em setembro, na esteira de uma elevação de 9,5 por cento no mês anterior. O aumento foi o maior desde maio de 2015 e representou dois terços do aumento de 0,7 por cento no preço dos produtos.

O Departamento do Trabalho informou que o aumento nas tarifas de energia provavelmente resultou da "redução da capacidade de refinamento na área da Costa do Golfo do México devido ao furacão Harvey".

Segundo o departamento, os furacões Harvey e Irma, que devastaram a Flórida, não tiveram "praticamente" nenhum impacto na coleta de dados para o índice.

Economistas haviam previsto que o índice de preços aos produtores subiria 0,4 por cento no mês passado e que mostraria uma elevação de 2,5 por cento quando comparado com um ano atrás.

O impacto do Harvey e do Irma, que ocorreram no final de agosto e início de setembro, na economia provocou uma perda de empregos pela primeira vez em sete anos.

As tempestades também causaram uma redução nos gastos dos consumidores e minaram a produção industrial, a construção de casas e as vendas de imóveis.

(Por Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário