Temer diz ao Estadão que Previdência tem de ser definida em 3 semanas

Publicado em 02/02/2018 07:16

LOGO REUTERS

O presidente Michel Temer afirmou, em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, que considera ter feito a sua parte pela aprovação da reforma da Previdência, e que agora o governo tem no máximo três semanas para definir se tem ou não apoio suficiente para aprovar a matéria no Congresso.

"Nós vamos insistir muito na reforma da Previdência. Agora, de fato, é preciso ter votos. Nós temos duas, três semanas para fazer a avaliação se temos votos ou não e depois decidimos se vamos votar de qualquer maneira ou não”, disse Temer ao Estadão.

Temer lembrou, segundo o Estadão, que tem participado de programas populares de televisão para tentar diminuir a resistência à reforma da Previdência, e que agora é preciso convencer o povo "porque o Congresso sempre ecoa a vontade popular".

Segundo o presidente, em seu governo a relação com o Congresso é uma espécie de semipresidencialismo, em que o Executivo governa com o Legislativo.

Na quinta-feira, o vice-líder do governo na Câmara Rogério Rosso (PSD-DF) defendeu em reunião com Temer o adiamento da votação da reforma da Previdência, prevista para a semana do dia 19 deste mês, sob o risco de o governo sofrer uma derrota.

Na entrevista ao Estadão, Temer também falou sobre sua sucessão nas eleições de outubro, e reiterou que o governo só vai decidir seu candidato no fim de maio ou início de junho.

O presidente afirmou que a pesquisa de intenção de voto publicada neste momento "não vale nada para o dia das eleições", e elogiou três nomes vistos como possíveis candidatos do Planalto: Henrique Meirelles (PSD), Rodrigo Maia (DEM) e Geraldo Alckmin (PSDB).

"Pelas qualidades... todos eles são viáveis. Um por cento não tem importância", disse Temer. Pesquisa Datafolha publicada esta semana mostrou Meirelles e Maia com no máximo 2 por cento de apoio, enquanto Alckmin fica abaixo de 10 por cento.

Temer também defendeu que o Supremo Tribunal Federal decida de forma definitiva sobre o início da prisão após condenação em segunda instância, mas sem citar diretamente a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre o petista, Temer disse que a saída dele politicamente modifica o quatro eleitoral, e afirmou que não considera que uma decisão judicial se caracterize como golpe.

"Não se pode falar em golpe. Tudo que não me convém é desordem, é golpe. Dizem que a minha ascensão foi golpe, as pessoas não leram o texto constitucional”, afirmou.

O presidente também abordou na entrevista a situação da deputada Cristiane Brasil, que teve sua indicação para comandar o Ministério do Trabalho barrada pela Justiça. Temer disse que "teria sido útil" se tivesse sido evitada a divulgação de um vídeo da deputada em um barco que circulou esta semana na internet, mas ponderou que ela tem um "estilo descontraído".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário