EUA pressionarão para obter 'imposto recíproco' de parceiros comerciais, diz Trump

Publicado em 13/02/2018 17:24

LOGO REUTERS

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira que fará pressão para cobrar um "imposto recíproco" de países, inclusive aliados dos EUA, que impõem tarifas a produtos norte-americanos, mas as autoridades não forneceram detalhes de como tal taxa seria estruturada ou a quais bens se aplicaria.

Durante sua campanha presidencial populista de 2016, o republicano Trump atacou países que têm superávits comerciais e "se aproveitam dos Estados Unidos", e voltou ao assunto na segunda-feira.

"Não podemos continuar a deixar as pessoas entrarem em nosso país, nos assaltar e nos impor tarifas e impostos tremendos e não lhes cobrar nada", disse Trump aos repórteres em um evento realizado na Casa Branca para anunciar a proposta de um plano para a infraestrutura.

Os EUA perdem "vastas quantias de dinheiro com a China, o Japão e a Coreia do Sul e muitos outros países... é um pouco duro para eles porque eles se safaram durante 25 anos. Mas mudaremos a política", afirmou ele.

Trump disse que seu governo imporá um "imposto recíproco" a outros países – "alguns deles são assim chamados aliados, mas não são aliados no comércio".

Ele não especificou como tal imposto seria estruturado nem se quis dizer que o índice de tarifas dos EUA deveria ser elevado para se igualar àquele cobrado por outros grandes parceiros comerciais. Autoridades do governo não puderam detalhar de imediato os comentários do presidente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário