Pacto global em petróleo pode prejudicar economia russa em 2018, diz banco central

Publicado em 16/02/2018 09:30

LOGO REUTERS

Por Elena Fabrichnaya

MOSCOU (Reuters) - Um acordo global que prevê cortes na produção de petróleo, fechado entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países não membros para impulsionar os preços da commodity, pode impactar a economia da Rússia em 2018, disse o banco central do país em um comunicado nesta sexta-feira.

A Opep, junto com outros grandes exportadores como a Rússia, fechou acordo para manter uma restrição conjunta à produção de petróleo por um segundo ano, para reduzir os estoques e elevar preços.

A Rússia disse que irá cortar 300 mil barris de petróleo por dia (bpd) ante seu pico de produção de 11,247 milhões de barris, atingido em outubro de 2016.

O banco central disse que os cortes provavelmente irão impactar a economia como um todo.

A instituição adicionou que o consumo de combustível por carros deve ter um pico em meados da década de 2020, o que deve atingir significativamente os preços do petróleo.

"Consideramos que o acordo da Opep... junto com uma demanda mais fraca por gás natural no exterior, irá temporariamente conter o crescimento na produção (russa), o que pode ter um impacto negativo no crescimento econômico em geral", afirmou o banco central.

As exportações de gás da russa Gazprom para países de fora da antiga União Soviética caíram 10 por cento na comparação anual em janeiro, devido a um clima relativamente quente na Europa.

O órgão disse que o PIB da Rússia deve subir em 0,4 por cento no primeiro trimestre, quando na comparação com o quarto trimestre de 2017, acelerando para 0,5 por cento no segundo trimestre. O crescimento em 2017 deve ser revisado para cima ante uma estimativa inicial de 1,5 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário