RS se levanta contra a impunidade de Lula em protesto com mais de mil produtores em Bagé

Publicado em 19/03/2018 14:27

Manifestação contra Lula em Bagé - Março 2018

LOGO nalogo

Uma manifestação de mais de duas mil pessoas, entre elas muitos produtores rurais, contra a presença do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em Bagé, no Rio Grande do Sul, terminou no início da tarde desta segunda-feira (19) sem confrontos. A caravana do ex-presidente - (que conta também a presença da ex-presidente Dilma Rousseff) deu início a uma viagem de 10 dias pela região Sul do Brasil, começando por Bagé, onde falou na Unipampa (universidade Federal do Pampa). 

Manifestantes pró-Lula até tentaram, segundo relatos de produtores que estiveram na concentração em Bagé, iniciar um conflito, jogando pedras nos produtores, porém, a confusão logo foi contida pela Brigada Militar do RS. Duas pessoas que protestavam a favor de Lula saíram do local algemadas.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/03/19/Republica/Imagens/Cortadas/AFP_12T5C7-k4NC-U203165624315VvE-1024x576@GP-Web.jpg Apoiadores de Lula com pedras na mão, prontas para serem atacadas em caso de confronto.Foto: Itamar Aguiar/AFP

O protesto contou ainda com mais de 300 tratores e caminhões, como ilustra o vídeo a seguir, enviado ao Notícias Agrícolas por um produtor rural que esteve na manifestação, além do boneco Pixuleco que representa Lula vestido de presidiário dentro de uma cela, içado por um guindaste. O grito de ordem era "Bagé não, Lula ladrão".

Enquanto os protestos continuavam do lado de fora da Universidade de Bagé, do alto de um trio elétrico, o ex-presidente falava de outro assunto: sobre a importância dos investimentos em educação. No entanto, demonstrou também o que pensa sobre o agronegócio nacional. "Investir em educação não é gasto, investir em educação é uma necessidade. Porque o Brasil não quer ser eternamente exportador de soja, o Brasil quer ser exportador de inteligência. É por isso que fiz questão de vir aqui”, disse aos apoiadores.

'Saio triste daqui', diz Lula após protestos durante caravana em Bagé (na FOLHA)

Segundo relato da repórter Cátia Seabra, da Folha de S. Paulo, ruralistas e simpatizantes do deputado federal Jair Bolsonaro usaram caminhões e tratores para bloquear o acesso da comitiva de Lula à Unipampa (Universidade Federal dos Pampas).

Manifestantes avançaram na direção da universidade, exigindo que a caravana usasse a via lateral do campus.

À saída, o petista teve que discursar sobre um carro de som estacionado ao lado do ônibus da comitiva, para que subisse rapidamente. Pela programação original, ele usaria um carro de som maior, onde ficaria mais vulnerável.

“Confesso que saio triste daqui. Porque não vi empresário ofendendo a gente. O que vi aqui foi pobres e trabalhadores, que, às vezes, estão até desempregados ganhando alguma coisa para ofender a gente”, discursou Lula, após afirmar que não quer que o Brasil seja eternamente um exportador de soja.

Em um discurso de oito minutos, o ex-presidente chamou seus opositores de fascistas, acusando-os de constranger professores e alunos para que não o recepcionassem na universidade.

“Sinceramente, não esperava que nossa passagem por Bagé fizesse com que a direita fascista reclamasse junto ao MP que eu não pudesse fazer ato na universidade", disse. 

"Essas pessoas deveriam ter feito o protesto quando viemos criar a universidade, afirmou.

Lula em Bagé/RS - Março 18

Lula fala do alto de um trio elétrico em Bagé/RS - Foto: Reprodução/Facebook Lula

Ao seu lado, Dilma Rousseff também se manifestou sobre o agro, dizendo que as gestões do PT foram as que mais disponibilizaram recursos para o setor, contribuindo, inclusive com medidas de reforma agrária para pequenos agricultores e assentados. 

Mas para o presidente do Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Móglia, a caravana tem outro objetivo: "Isso não passa de  mais um movimento de pressão para retardar e evitar a prisão de Lula. Afinal, Lula poderia ser preso ainda durante a viagem desta caravana, uma vez que a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF-4), com sede em Porto Alegre, julga um último recurso que poderia esgotar a segunda instância para o político. O julgamento acontece no dia 26. 

"É uma pressão, mas de outro lado, nós estamos pressionando para que ele seja preso. E se isso vier a acontecer (ele não for preso), teremos uma comoção social no país. Isso é uma afronta à Justiça, uma afronta à democracia se esse bandido não for para a cadeia. Se o STF afrouxar neste momento estará dando uma demonstração clara de covardia. É inaceitável o STF se dobrar à pressão política, já que tem que se ater à lei, tendo a clarividência de fazer a justiça igual para todos", diz Borba em entrevista ao Notícias Agrícolas. 

As duas opções seguintes de Lula são recursos da condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto isso, sua equipe segue em tratativas para evitar a detenção. 

"Avançam as articulações de ministros do Supremo para, em tratativas com a defesa do ex-presidente Lula, acabar com a prisão após condenação em segunda instância e mudar os rumos da Lava Jato. Como a presidente Cármen Lúcia mantém firmemente sua palavra de não colocar a questão em pauta, a solução que emerge é criativa e sofisticada", explicou a jornalista Eliane Catanhêde em uma matéria no Estadão.

E completa dizendo "Cármen Lúcia foi chamada para uma reunião na próxima terça-feira, provavelmente para discutir a ideia de, em vez da segunda instância, o plenário autorizar o cumprimento da pena após condenação no STJ. A prisão de Lula seria adiada por muitos meses, caso mantida; os presos após a segunda instância entrariam com HC; os futuros condenados respirariam aliviados. E a Lava Jato? O que fez, fez; o que não fez, só fará em parte". 

Leia mais:

>> Golpe para salvar Lula da cadeia está marcado para terça-feira

Na sequência, veja imagens em fotos e vídeos da manifestação desta segunda-feira enviadas ao Notícias Agrícolas por produtores rurais que estiveram no local:

Manifestação dom lula em bagé/rsManifestação contra o lula em bagé/rsManifestação contra o lula em bagé/rs

Manifestação contra o lula em bagé/rsManifestação contra o lula em bagé/rsManifestação contra Lula em Bagé/RS - Março 2018

Manifestação contra Lula em Bagé/RS - Março 2018Manifestação contra Lula em Bagé/RS - Março 2018Manifestação contra Lula em Bagé/RS - Março 2018

 

Lula na fronteira

Lula está com José Mujica neste momento, na fronteira com o Uruguai. Eles atacam “o capital” e “os Estados Unidos”. 

A claque do MST acompanha a conversa entre os dois sem muito entusiasmo.

Ele participou de um evento na praça Internacional, no município gaúcho de Santana do Livramento, com os ex-presidentes do Uruguai PepeMujica e do Equador Rafael Correa., segundo noticiou o jornal Folha de S. Paulo.

O petista levou um puxão de orelha do ex-presidente uruguaio, que disse ser necessário fortalecer os partidos. As mudanças não podem se respaldar em uma figura só”, afirmou.

O ex-presidente do Uruguai pregou a união da esquerda. Segundo ele, “sem unidade não há poder”. “Sorte que têm Lula. Mas, na luta, não terão Lula eternamente”.

“Temos que aprender em toda a América Latina que sem unidade não há poder.”

O uruguaio disse ainda que os partidos de esquerda têm que cuidar enormemente da conduta dos que os representam. “Se pregamos por igualdade temos que viver como o povo e não como uma minoria privilegiada”, disse ele, antes de seu discurso ser interrompido por uma queda de luz.

A atividade --segundo ponto da caravana de Lula no Rio Grande do Sul--foi suspensa por dez minutos devido à falta de luz que atingiu a praça.

Ao assumir o microfone, Lula recorreu ao seu mantra: de que tem 72 anos de idade; energia de 30 e tesão de 20.

“Se me deixarem, se for possível, e até quando o partido quiser, serei candidato a presidente”.Lula disse ter se inspirado no exemplo de Mujica em muitas coisas, como a força ideológica e a honradez.

“Estou sendo processado. Poderia dar um pulo ali. Não dou. Mais dia menos dia, quem vai sair do país são meus acusadores”, brincou.

Lula afirmou ainda que seu problema é pequeno em comparação ao enfrentado por brasileiros. Correa discordou: “Uma injustiça que se comete contra um homem se comete contra a humanidade”. (Folha de S. Paulo).

Os próximos municípios a serem visitados por Lula e sua caravana no Rio Grande do Sul são, além de  Santana do Livramento ainda nesta segunda-feira, as cidades de Santa Maria nesta terça (20), São Borja na quarta (21), São Miguel das Missões, Cruz Alta e e Palmeira das Missões na quinta (22) e Ronda Alta, Pontão, Passo Fundo e Porto Alegre na sexta-feira (23). 

O Notícias Agrícolas ouviu lideranças direto do local da manifestação nesta segunda-feira e as entrevistas podem ser conferidas na íntegra nos links abaixo:

>> Entidades ligadas ao agro fazem balanço de mobilização contra a presença do ex-presidente Lula em Bagé-RS

>> Mais de 1 mil produtores protestam contra a presença de Lula em Bagé/RS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

10 comentários

  • Daniel Alves de Souza Boquim - SE

    A BANDIDAGEM VENCEU!

    ACABOU. SÓ FALTA CHAMAR O MADURO DA VENEZUELA PARA ASSUMIR O CARGO DE PRESIDENTE VITALÍCIO DO BRASIL. NÃO TEMOS MAIS PARA QUEM APELAR. AS FFAA ESTÃO DORMINDO EM BERÇO ESPLÊNDIDO E NÃO HOUVE O CLAMOR DA POPULAÇÃO POR AJUDA! POR SOCOOOOOOOOORRRO! AS ESPERANÇAS SE FORAM E OS POLÍTICOS CORRUPTOS COM AJUDA DOS MINISTROS DO STF SAÍRAM VENCEDORES NESSA EMBATE ENTRE O BEM E O MAL. O STF, ALÉM DE CABIDE DE EMPREGO, É O PORTO SEGURO DOS BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS. EU FIZ A MINHA PARTE, GRITEI, ESPERNEEI... MAS, COMO DISSE JOÃO O BATIZADOR "SOU APENAS UMA VOZ CLAMANDO NO ERMO" (MATEUS 3:1-6)

    0
  • Edson Mello Maceió - AL

    Parabéns ao honrado povo de Bagé ... e as demais comunidades gaúchas, das cidades por onde essa gangue passar, que façam o mesmo. Saudações castrenses de Maceió/AL.

    1
  • Sotero Lager Lager Rio de Janeiro - RJ

    Parabéns, bravo povo de Bagé. Que todo o RGS siga esse exemplo e proteste, de maneira ordeira, contra a presença, no seu território, desse bando que destruiu o Brasil. Continuem e completem esse repúdio a Lula através do repúdio a candidatura de Dilma, que quer ser eleita deputada ou senadora da República........ Isso seria uma vergonha para o RGS.......

    8
  • Gelmir Bahr Videira - SC

    Que o exemplo de Bagé seja seguido em todas as cidades do RS e SC caso esse indivíduo e sua quadrilha tentem levar suas mentiras aos seus pelegos...

    3
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS

      O lula começou a campanha da prisão, vai sair do rio grande pra curitiba fazer check-in...

      4
  • Khathye Tripeno Piraí - RJ

    Orgulho de Bagé-RS ....Parabéns á todos os gaúchos .....Rio de Janeiro-RJ

    2
  • Ernani Velloso Borges da Silva Ubatuba - SP

    Parabéns ao povo de Bagé, vocês me representaram com honradez.

    2
  • Sandra Fonseca Justo Belo Horizonte - MG

    Parabéns ao Povo de Bagé... se todos fossem iguais a vcs, este bandido já estaria preso e não fazendo viagens com as mordomias que ainda tira de todos nós. PARABÉNS POVO DE BAGÉ!!!

    3
  • Vladimir zacharias Indaiatuba - SP

    No momento em que o povo de Bagé deu o exemplo e fez a sua parte, todo o Agro, todos os brasileiros honrados, devem se mobilizar para impedir a trama que esta sendo urdida no Supremo para livrar de uma vez Lula e os demais canalhas pegos na Lava Jato... Parar o Brasil! Nos aeroportos, restaurantes, na rua em que moram, tornar a vida desses bandidos um inferno!... Se o povo brasileiro assistir passivamente cair a prisão em segunda instância, não restará esperança.

    6
    • CASSIO HENRIQUE C. DA SILVA Jaguariúna - SP

      Concordo sr. Vladimir o povo brasileiro tem que se manifestar ... não podemos aceitar esses políticos dissolutos fazerem o que querem e a sociedade pagando o preço, basta.....

      3
  • Malba Reggi São João Nepomuceno - MG

    Parabéns ao povo de Bagé!

    2
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    Se tem uma coisa que o Lula foi bom, foi em exportar inteligência do Brasil para outros países... O que tem de gente capacitada que imigrou para os EUA por causa do PT não foi brincadeira... e não voltam nunca mais...

    2
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a este povo gaúcho de Bagé, que hoje mostrou a força desta raça que desbravou o Brasil. O PT e seus lacaios deveriam ter vergonha na cara em querer fazer caravana no Rio Grande do Sul, estado que sempre demonstrou força, coragem (mesmo com as sequencias de administração dos Governos do PT que acabaram com o Rio Grande). Toda a população deste estado deveria sair e trancar todas as rodovias e não deixar esta corja de imprestáveis trafegar pelas rodovias do Rio Grande... É ser muito cara de pau , e querer desmerecer toda a inteligência dos gaúchos e gaúchas... Ao povo deste Estado que continuem enfrentando estes coministas , desocupados , imprestáveis que continuam usando dinheiro público para criar mais desordem neste País. Em seguida, se necessario for, a Força do Exército nesta corja e, depois, Bolsonaro pra cima deles.

      3