Na Folha: Prazer de fazendeiro é receber dinheiro e dar calote, diz Lula

Publicado em 21/03/2018 05:59
Ex-presidente chamou grandes produtores rurais de ingratos e caloteiros. Ex-presidente convoca reunião de emergência para discutir segurança ...

Alvo de protestos de ruralistas durante sua caravana pelo Rio Grande do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou os grandes fazendeiros de ingratos e caloteiros.

Durante ato na comunidade de Nova Santa Marta, na noite desta terça-feira (20), Lula disse que quando se consegue dar R$ 10 para uma pessoa humilde ela será grata para o resto da vida.

Já os fazendeiros, quando obtêm financiamento milionário para compra de maquinários, “não só são mal-agradecidos como passam a vida falando mal do PT”.

Ele disse ainda que eles têm dois prazeres: quando recebem o dinheiro e quando dão calote.

"Se eles tratassem os empregados como tratam os cavalos, os empregados estariam muito bem de vida", criticou Lula. E acrescentou: “estou cansado de ver cavalo comendo maçã."

Ao discursar para moradores de uma comunidade urbanizada durante sua administração, Lula afirmou, mais uma vez, que querem impedir sua candidatura por causa de seu legado voltado para os pobres.

Às vésperas de julgamento de seu recurso no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Lula voltou a desafiar seus julgadores: "Se juntar todos os meus acusadores... Aqui do Rio Grande do Sul, os três que me julgaram; o Moro, o Ministério Público da Lava Jato, a Polícia Federal, [se] colocar numa prensa e espremer, o que sobrar não tem 10% da honestidade que eu tenho."

Carlos Macedo / Agencia RBS Carlos Macedo / Agencia RBS Carlos Macedo / Agencia RBS

“Se espremer todos os meus acusadores, não sobra 10% da minha honestidade”, diz Lula em Santa Maria (no ZERO HORA)

 Após o clima belicoso enfrentado à tarde na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a caravana de Luiz Inácio Lula da Silva encontrou um ambiente mais favorável ao ex-presidente no bairro Nova Santa Marta, na área periférica da cidade. De cima de um carro de som, o petista discursou para centenas de apoiadores ao lado de outros líderes do partido na noite desta terça-feira (20).

Às voltas com a possibilidade de ser preso caso o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negue o recurso apresentado pela sua defesa, Lula aproveitou a plateia para provocar as autoridades responsáveis pela sua condenação. Mais uma vez, afirmou ter sido "perseguido" por um crime que nunca cometeu. 

– Se juntar todos os meus acusadores, os três (desembargadores do TRF4) que me julgaram, o (Sergio) Moro, o Ministério Público da Lava-Jato e a Polícia Federal, colocar numa prensa e espremer, o que sobrar não tem 10% da honestidade que eu tenho – emendou.

O ex-presidente voltou a reforçar a sua intenção de concorrer à Presidência em 2018. Sem se referir diretamente aos protestos que têm marcado a sua passagem pelo Rio Grande do Sul, Lula disse que seus opositores têm medo que ele "volte e acabe com o ódio”.

– Não vamos nos enganar com esses grã-fino que andam com bandeira do Brasil de dia e, de noite, vão para Miami gastar dinheiro – discursou.

Nas entrelinhas, também lançou críticas aos ruralistas que, na segunda-feira (19), organizaram uma manifestação em repúdio a sua visita em Bagé:

– Se eles tratassem os empregados deles que nem tratam os seus cavalos, estariam muito bem de vida. Estou cansado de ver cavalo comer maçã e criança crescer sem poder comer maçã.

GLEISI PEDE REFORÇO NA SEGURANÇA 

Iniciada na segunda-feira, a caravana de Lula pelo interior gaúcho encarou protestos por onde passou. Em frente à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, e no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), manifestantes chegaram a se agredir. 

Diante do clima tensionado, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pediu reforço nacional e estadual para a segurança de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, que acompanha a comitiva. Segundo a senadora, o partido entrou em contato com os ministros da Segurança Pública, Raul Jungmann, e da Justiça, Torquato Jardim, e com o governador do Estado, José Ivo Sartori. 

– A caravana tem sido ameaçada e agredida por milícias armadas de extrema-direita. Não são manifestações políticas divergentes, mas de violência e enfrentamento que querem cercear o direito de ir e vir de dois ex-presidentes da República. Estamos oficiando as autoridades porque tememos pelo clima que está sendo criado – declarou Gleisi.

Carlos Macedo / Agencia RBS Ex-presidente Dilma e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também participaram do eventoCarlos Macedo / Agencia RBS

Lula reavalia agenda no Sul após 2 dias de protestos

Após dois dias de enfrentamento durante sua passagem pelo Rio Grande do Sul, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na noite desta terça-feira (19) com dirigentes petistas e coordenadores da caravana que protagoniza pelo país para reavaliar sua agenda e discutir medidas adicionais de segurança.

Sob a orientação de Lula, petistas procuraram o ministro da Segurança, Raul Jungmann, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a Secretaria de Segurança do Estado para relatar os conflitos da manhã desta terça, quando um grupo de manifestantes fechou temporariamente o acesso à cidade de Santa Maria para impedir a presença do ex-presidente.

A polícia enviou reforços à cidade, enquanto a comitiva era escoltada por dezenas de carros da polícia e acompanhada por um helicóptero. Foram enviados 12 carros de polícia, incluindo a PRF.

Lula e sua comitiva foram obrigados a aguardar em um acostamento até a desobstrução da pista. Na chegada à cidade, a caravana foi seguida por manifestantes até a Universidade Federal de Santa Maria. Por medidas de segurança, Lula trocou o ônibus por um carro de passeio.

No campus, opositores de Lula —um deles com um chicote— entraram em confronto com estudantes e integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Munidos de pedaços de paus, participantes trocaram socos e pontapés, sendo contidos por presentes.

Foi o momento de maior tensão ao longo de toda a caravana. O ex-ministro Miguel Rossetto, pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, chamou de fascista e fanatizada a tentativa de obstrução do trânsito de dois ex-presidentes —Dilma Rousseff também participa do périplo.
“A caravana foi pensada para um ambiente sereno”, disse Rossetto.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), por sua vez, disse que a integridade física de dois ex-presidentes está sob ameaça e cobrou providências. 

“A caravana pacífica e democrática do ex-presidente Lula está sendo ameaçada e agredida por milícias profissionais formadas pela direita e extrema-direita aqui no Rio Grande do Sul”, afirmou.
hostilidade

A região Sul, escolhida para a quarta etapa da caravana, é onde o ex-presidente tem menos apoio.

Segundo pesquisa Datafolha feita no fim de janeiro, 23% dos eleitores da região manifestaram intenção de votar no petista, contra 41% no Norte e 56% no Nordeste, por exemplo. 

Conscientes do grau de hostilidade ao partido na região, petistas chegaram a questionar a oportunidade da passagem pelo Sul, mas Lula insistiu em ir.

O plano inicial é de, durante nove dias, Lula percorrer os três estados da região, totalizando 2,7 mil quilômetros. Além de visitas a universidades, a agenda tem como ponto forte a visita ao mausoléu de Getúlio Vargas, em São Borja, nesta quarta (21).

Nas etapas anteriores, a caravana percorreu estados do Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na segunda (19), Lula já havia sido recebido com protestos em Bagé. Ruralistas e simpatizantes do deputado federal Jair Bolsonaro tinham bloqueado, com caminhões e tratores, o acesso da comitiva à Unipampa (Universidade Federal dos Pampas).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo/ZERO HORA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

10 comentários

  • Fernando Bravo Londrina - PR

    No mínimo estranho o comentário deste sujeito (Lula), por acaso não foi na administração dele que tornou os ladrões do BNDES Joesley, Wesley e Bumlai estes mesmos que ele acusa? Estranho né?

    2
  • Samoil Ivanoff Querencia - MT

    E o dinheiro que o Lula emprestou pra Venezuela ?

    A primeira parcela já venceu e quem vai pagar ?

    E o produtor rural é que é o culpado...

    3
  • Rodrigo Tonet Campo Mourão - PR

    Para Lula o prazer dos fazendeiros é receber dinheiro e dar calote. Compreendo porque ele diz isso. É que o tipo de fazendeiro que ele conhece é do tipo Bumlay.

    6
    • Manoel Juraci Da Silva Mano Silva

      Os fazendeiros a quem o Lula se refere são os mesmos que ele procurou em suas campanhas, com as ofertas milagrosas, não receberam o capital empregado nas campanhas, hoje estão revoltados.

      1
  • Fernando Bravo Londrina - PR

    Basta se posicionar contra toda a corrupção que vemos hoje em dia (todas as esferas políticas) para sermos acusados com mentiras deste calibre...

    Fernando Bravo

    Produtor Rural

    Londrina - Paraná

    3
  • André Boss Chaves Capão do Cipó - RS

    Agora um cara sem noção se intilulando deus na terra resolve andar por aí falando um monte de abobrinhas incitando a violência entre a sociedade dividida por dinheiro e posses, e ainda exige segurança. Ele que vá trabalhar ao invés de andar passeando. Teu julgamento tá chegando Lula.

    4
  • Onofre Pires Tupanciretã - RS

    "Prazer de fazendeiro é receber dinheiro e dar calote", diz Lula ....

    Depois dessa passa a ser obrigaçao levantarmos contra a passagem desse meliante por estas terras farrapas.

    3
  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR

    Se tivéssemos uma Entidade que representasse o produtor rural, e os defendesse nas questões jurídicas, já deveriam estar providenciando o ajuizamento de ação para que o larápio se retratasse, no entanto nossa CNA está mais preocupada em fazer conchavos com os governantes, do que propriamente defender os produtores rurais, neste sentido infelizmente, as Federações seguem a mesma linha...

    Parabéns aos produtores rurais que tomaram a iniciativa no ato em Bagé, e que tenham forças para continuar cada vez mais firmes nos demais municípios por onde o larápio deve passar.

    Para nós dos demais Estados Brasileiros que fique o exemplo da iniciativa, para que sigamos no enfrentamento quando da passagem em demais regiões. Sigamos em alerta, porque aqui ninguém é larápio, ninguém é caloteiro.

    Dia 4 de abril, produtores e Entidades de base de todo o País, estarão reunidos em Brasília para realizar a grande manifestação ABRIL VERDE AMARELO...

    Fica aqui o convite para a equipe do SITE NOTICIAS AGRICOLAS se fazer presente, para levar aos conhecimento de toda a sociedade a real situação econômica de determinadas atividades da AGROPECUÁRIA BRASILEIRA.

    O Setor do AGRONEGÓCIO alavancou a economia do País, mas o Produtor rural sofre as consequências da crise política do caos que a economia Brasileira atravessa.

    A economia Brasileira vem apresentado recuperação, com resultados positivos da balança comercial e do mercado interno, porém o setor produtivo da AGROPECUÁRIA BRASILEIRA sofre as consequências, e na busca de uma solução que viabilize o setor, os produtores rurais estarão em Brasília reinvidicando do Governo Federal uma alternativa Legal de poder recompor suas dúvidas e poder pagar com toda honra que sempre fez.

    Infelizmente vimos é ouvimos um LARÁPIO tentando crucificar os produtores rurais como caloteiros... Ao contrário disto, buscamos recursos para investimento e custeio para que possamos produzir cada vez mais alimento e energia que geram a economia do País, no entanto, nossa indústria é céu aberto e nem sempre colhemos os frutos do que plantamos, amargamos prejuízos, mas sempre buscamos alternativas para que possamos cumprir com os compromissos e continuar produzindo cada vez mais...

    Dia 4 de ABRIL, TODOS OS PRODUTORES RURAIS E ENTIDADES DE BASE ESTÃO CONVIDADAS A PARTICIPAR.

    MANIFESTAÇÃO - ABRIL VERDE AMARELO, EM BRASILIA.

    5
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    O Federal Reserve deve elevar a taxa de juros em sua primeira reunião de política monetária sob o comando do chairman Jerome Powell e pode sinalizar mais altas em resposta aos cortes tributários e aos gastos do governo que devem alimentar uma economia robusta nos Estados Unidos.

    O banco central dos EUA projetou no final do ano passado que elevaria os juros três vezes em 2018, mas alguns investidores acreditam que o estímulo fiscal e recentes indicações de pressões inflacionárias levarão as autoridades a acrescentar mais um aumento a essa conta.

    O Fed divulgará seu comunicado de política monetária às 15h (horário de Brasília). Powell falará à imprensa meia hora depois. Fonte: Reuters

    0
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Pessoal, esse discurso do Lula a gente encontra em qualquer desses escolas federais que ele diz que foi ele quem fez. Todos esses professores que dão 4 horas de aula por dia, 5 dias da semana, ganham mais que um plantador de soja de 200 há. E ganham isso para falar mal de produtor rural, procurem saber aí em suas cidade onde existem institutos ou escolas técnicas federais e vocês vão ver. Ajunte isso com as CEB, comunidades eclesiais de base da Igreja Católica, e vão ver de onde é que surge a revolta de parte da população brasileira. É pregação dia e noite. Dividir para conquistar. Como resposta a esse sujeito medíocre chamado Lula, quero dizer quem gosta de pegar financiamento milionário e dar o calote são os políticos que também são fazendeiros e que apoiaram o governo dele, tem até ministro nesse bolo aí, e ninguém abre o bico. Todo mundo quietinho. Não votem, não elejam políticos que participaram e apoiaram o governo Lula e o governo Dilma. Seja consciente, tire o foro privilegiado deles.

    4