Dólar tem leve baixa ante real de olho no exterior e Ptax

Publicado em 29/03/2018 11:05

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com pequena baixa ante o real nesta quinta-feira, de olho na cena externa, mas com a formação da taxa Ptax de final de mês deixando o mercado um pouco mais técnico e com os investidores mais cautelosos pelo feriado de Páscoa que manterá os negócios fechados no dia seguinte.

Às 10:59, o dólar recuava 0,17 por cento, a 3,3252 reais na venda, depois de fechar a véspera praticamente estável. O dólar futuro tinha leve baixa de cerca de 0,15 por cento.

"Passada a formação da Ptax, o mercado vai focar melhor o exterior, mas também não deve ousar muito, com o feriado prolongado da Páscoa", afirmou o operador de câmbio de uma corretora local.

A Ptax é uma taxa definida pelo Banco Central e que serve de referência para de diversos contratos cambiais. Por isso, no fechamento de mês, o mercado tende a "brigar" para trazer a cotação do dólar para mais perto de seus interesses.

A cautela com o cenário externo também dava o tom nesta sessão, uma vez que ainda não havia sido esvaziada completamente a preocupação com eventual guerra comercial global impulsionada pelos Estados Unidos e pela China.

No exterior, o dólar operava com leve queda ante uma cesta de moedas, após saltar na sessão exterior, mas operadores disseram que a perspectiva para a moeda norte-americana permanecia negativa, conforme se dirigia para seu quarto trimestre consecutivo de perdas.

O dólar também cedia ante divisas de países emergentes, como os pesos chileno, mexicano e a lira turca.

Internamente, o BC brasileiro realiza nesta sessão leilão de linha, venda de dólares com compromisso de recompra, no total de até 2 bilhões de dólares para rolar parte dos 3,5 bilhões de dólares que vencem em 3 de abril.

Os investidores também estava à espera de que o BC role integralmente também os swaps cambiais tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- de maio, que somam 2,565 bilhões de dólares.

O dólar caminhava para fechar o segundo mês seguido em alta frente ao real e apagar o recuo acumulado nos dois primeiros meses de 2018. Depois das preocupações sobre a possibilidade de juros maiores nos Estados Unidos, o mercado foi assolado pelos temores de guerra comercial.

(Edição de Patrícia Duarte)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário