Governo não tem plano B para cumprir regra de ouro este ano sem aval do TCU e Congresso, diz Mansueto

Publicado em 25/04/2018 17:35

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal não tem, no momento, plano alternativo para cumprir a chamada regra de ouro das contas públicas sem o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Congresso Nacional para medidas já engatilhadas, afirmou nesta quarta-feira o novo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

"A gente está num plano A para regra de ouro. Temos que esperar o resultado, não adianta começar a trabalhar com alternativa B, C ou D", disse ele em sua primeira coletiva de imprensa.

De um lado, o governo aguarda um posicionamento favorável do TCU para usar 10,5 bilhões de reais em recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) e outros 27 bilhões de reais em fundos de royalties do petróleo para cumprir a regra, disse Mansueto.

Dentro do órgão de controle, contudo, há divergências sobre eventual permissão, jogando incertezas sobre a possibilidade dessa contabilidade ser feita.

Contribuindo para o cenário de dúvidas, o governo também espera contar com 27 bilhões de reais do Fundo Soberano que estão na conta única da União para cumprir a regra de ouro. Mas a proposta que abre espaço para tanto precisa do sinal verde dos parlamentares e ainda não foi sequer enviada ao Congresso Nacional.

Segundo Mansueto, isso deve ocorrer nos próximos 30 dias. Ele também defendeu que o texto não deverá enfrentar resistência pois trata de "dinheiro absolutamente parado no caixa do Tesouro".

Questionado se o ritmo dos trabalhos no Legislativo não poderia implicar um risco para a iniciativa, uma vez que nenhuma das medidas econômicas prioritárias já enviadas pelo governo foi aprovada até agora, Mansueto minimizou preocupações.

"É claro que em ano eleitoral é tudo mais difícil porque você tem naturalmente campanha eleitoral mais à frente, os congressistas vão se submeter a uma eleição, eles têm que viajar, têm que fazer campanha", disse.

"Eventualmente pode ter atraso em alguma medida, mas o Congresso está de fato trabalhando", acrescentou.

Prevista na Constituição de 1988, a regra de ouro impede que o governo emita dívidas para custear despesas correntes.

Atualmente, há um buraco de 203,4 bilhões de reais para seu cumprimento neste ano, cifra que já considera o pagamento de 30 bilhões de reais feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro Nacional.

Para seguir enquadrado, o governo conta ainda com a devolução de mais 100 bilhões de reais do BNDES ao Tesouro e também com a revisão de restos a pagar não processados e outros 16 bilhões de reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND).

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário