Índices acionários chineses e iuan registram novas quedas com preocupações comerciais e econômicas

XANGAI (Reuters) - O mercado acionário chinês atingiu novas mínimas de dois anos nesta quinta-feira e caminha para registrar o pior desempenho mensal em anos uma vez que as tensões comerciais com os Estados Unidos e as preocupações com a dívida prejudicam as perspectivas para a economia da China.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,06 por cento. Já o índice de Xangai teve queda de 0,97 por cento no dia e acumula perdas de 10 por cento em junho, a caminho de seu pior mês desde janeiro de 2016, quando despencou 22 por cento.
"No curto prazo, o sentimento do investidor continua bastante pessimista", disse Lu Jie, chefe de pesquisa da gestora de ativos Robeco.
"O mercado está no processo de buscar o piso", disse ele, cuja expectativa é de que o mercado se estabilize no segundo semestre.
Os temores de uma guerra comercial também golpearam o iuan, com alguns analistas dizendo que ainda há espaço para a moeda cair ainda mais.
No mercado à vista, o iuan abriu a 6,6177 por dólar e encerrou a sessão em 6,6250 por dólar, o fechamento mais fraco em sete meses.
No restante da região, os mercados também mostraram fraqueza em sua maior, com os investidores preocupados que a abordagem comercial do governo norte-americano esteja prejudicando o crescimento econômico global - mesmo que a postura do presidente Donald Trump em relação aos investimentos chineses em empresas de tecnologia dos EUA pareça estar abrandando
O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,58 por cento às 7:23 (horário de Brasília), atingindo nova mínima de nove meses.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,01 por cento, a 22.270 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,50 por cento, a 28.497 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,97 por cento, a 2.785 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,06 por cento, a 3.422 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,19 por cento, a 2.314 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,44 por cento, a 10.654 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,09 por cento, a 3.257 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,31 por cento, a 6.215 pontos.
0 comentário
Taxas dos DIs caem após decisões do Fed e do Copom; rendimentos dos Treasuries recuam
Dólar se firma em queda ante o real acompanhando o exterior
Vendas no varejo do Brasil contrariam expectativas em outubro e têm maior alta em 7 meses
Dólar opera estável após BC manter dúvidas sobre início do corte de juros
Ações da China fecham em baixa após corte de juros pelo Fed
Câmara aprova suspensão por seis meses do mandato de Glauber Braga