China diz que EUA culparem Xi por bloquear acordo comercial é acusação "fictícia"

Publicado em 19/07/2018 09:51

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A China afirmou nesta quinta-feira que as declarações feitas por uma autoridade sênior da Casa Branca acusando o presidente chinês Xi Jinping de bloquear o progresso de um acordo para evitar uma guerra comercial é "chocante" e uma acusação "fictícia".

Os Estados Unidos e a China adotaram neste mês tarifas sobre 34 bilhões de dólares em importações um do outro em uma intensificação da disputa comercial que vem afetando os mercados financeiros.

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou com mais tarifas a menos que Pequim concorde em mudar suas práticas de propriedade intelectual e planos de subsídio industrial de alta tecnologia.

Na quarta-feira, Larry Kudlow, que chefia o Conselho Econômico da Casa Branca, afirmou acreditar que autoridades chinesas de menor escalão querem um acordo, incluindo o assessor econômico de Xi, Liu He. Mas que Xi se recusa a fazer mudanças em relação à transferência de tecnologia.

Questionada sobre as declarações de Kudlow, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, disse: "O fato de uma relevante autoridade dos Estados Unidos ter inesperadamente distorcido os fatos e feito acusações fictícias é chocante e além da imaginação."

A China fez todos os esforços para evitar uma intensificação dos atritos comerciais, disse Hua, reiterando que o país não quer uma guerra comercial mas não tem medo dela.

(Reportagem de Michael Martina)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário