Queda de Lula em pesquisa espontânea preocupa PT (O Antagonista)
No momento em que o eleitorado começa a se conectar mais com a eleição, o presidiário inelegível Lula caiu na pesquisa espontânea do Ibope, de 28% para 22%.
O recuo “vai reforçar o discurso da ala petista que defendia a troca imediata de candidatura de Lula por Haddad. Mas isso só deve acontecer de fato na próxima segunda-feira (10), um dia antes do prazo final determinado pelo TSE ao partido. O temor desta ala é que a demora na troca possa dificultar o trabalho de transferência de votos”, registra Valdo Cruz no G1.
Lula não foi testado na pesquisa estimulada, porque teve seu registro indeferido pelo TSE, mas aparece na espontânea, quando o entrevistado é questionado sem apresentação de nomes.
“Na pesquisa Ibope, Haddad ainda não herda votos de Lula na proporção esperada pelo PT. As intenções de votos do ex-presidente acabam sendo distribuídas para quase todos os principais candidatos. Ciro é o principal beneficiado, com crescimento mais acentuado no Nordeste, onde o petista tem muita força eleitoral. Mas Alckmin também sobe. Marina fica estacionada nos 12%, mesmo percentual atingido por Ciro.”
Reuters: Sem Lula, Bolsonaro lidera com 22%, seguido por Marina e Ciro com 12%, diz Ibope
(Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lidera a disputa pelo Palácio do Planalto com 22 por cento das intenções de voto no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ante 20 por cento na pesquisa anterior, mostrou pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira pela TV Globo.
Segundo o levantamento, Marina Silva (Rede) manteve os 12 por cento da sondagem anterior, agora numericamente empatada com Ciro Gomes (PDT), que também registrou 12 por cento, ante os 9 por cento divulgados no dia 20 de agosto.
O presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, passou para 9 por cento, ante 7 por cento na pesquisa anterior. O atual candidato a vice-presidente pelo PT, Fernando Haddad, passou a 6 por cento, ante 4 por cento. A candidatura de Lula foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Aparecem a seguir o senador Alvaro Dias (Podemos), com 3 por cento (ante 3 por cento), João Amoêdo (Novo), também com 3 por cento (ante 1 por cento) e Henrique Meirelles (MDB), com 2 por cento (ante 1 por cento).
O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 1 e 3 de setembro.
Bolsonaro e Haddad empatados no segundo turno
Pela pesquisa do Ibope, Jair Bolsonaro só teria chance de vitória no segundo turno contra Fernando Haddad.
É o fardo — ou a vantagem — de ser o anti-Lula.
Segundo o Ibope, no segundo turno, Fernando Haddad teria 36% e Jair Bolsonaro, 37%.
Nos outros cenários de segundo turno, se disputasse com Ciro Gomes, Marina Silva e Geraldo Alckmin, Bolsonaro perderia.
Ciro Gomes teria 44%, contra 33% de Bolsonaro; Marina teria 43%, contra 33% de Bolsonaro; Alckmin teria 41%, contra 32% de Bolsonaro.
REJEIÇÃO: BOLSONARO LIDERA COM 44%
Na pesquisa do Ibope que o Jornal Nacional acabou de divulgar, Jair Bolsonaro também lidera a rejeição: 44% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum.
Em seguida no “ranking da rejeição”, vêm Marina Silva (26%), Fernando Haddad (23%), Geraldo Alckmin (22%) e Ciro Gomes (20%).
Nesse item, os entrevistados do Ibope puderam escolher mais de um nome.
(Leiam abaixo posts do site politico O Antagonista):
“Deve ser isso aí que o Ibope está vendendo”
Jair Bolsonaro desconfia do Ibope.
Ele disse, segundo o Estadão:
“Não consigo entender. Como é que o Ibope diz que eu aumentei dois pontos, mas a rejeição aumentou também? Se eu passar para 30% das intenções de voto, a minha rejeição vai ser 110%. Deve ser isso aí que o Ibope está vendendo. No Brasil, se desconfia de tudo e com razão. Por que vamos confiar em institutos de pesquisa?”
Ibope: Ciro sobe 6 pontos no Nordeste, Bolsonaro 2; Marina cai 4
Ciro Gomes subiu de 14% para 20% em intenções de voto no Nordeste, segundo o Ibope.
Jair Bolsonaro oscilou 2 pontos para cima na região: de 13% para 15%.
Geraldo Alckmin subiu de 4% para 8% e empatou com Fernando Haddad, que subiu de 5% para 8%.
Marina Silva caiu 4 pontos: de 17% para 13%.
Ciro, pelo visto, começou a atropelar Marina no Nordeste, mas resta saber se Haddad, uma vez assumida a cabeça de chapa, será capaz de reaver deles para o PT os votos de Lula.
Chances de Alckmin são cada vez mais remotas
A julgar pelo resultado da pesquisa do Ibope, as chances de Geraldo Alckmin chegar ao segundo turno são cada vez mais remotas, considerando inclusive o escasso tempo de campanha.
O presidiário vai ter que se esforçar muito pelo poste (O Antagonista)
O Ibope, que trouxe Fernando Haddad (6%) tecnicamente empatado com Alvaro Dias e João Amoêdo (3%), mostra que Lula terá de se esforçar muito pelo poste lá de dentro da cadeia.
Além do quinto lugar nas pesquisas, Haddad é o terceiro em rejeição –tem 23%, atrás de Jair Bolsonaro (44%) e Marina Silva (26%).
Ibope: Votos de Alvaro Dias migram no Sul
O paranaense Alvaro Dias perdeu 3 pontos na região Sul, segundo o Ibope: caiu de 12% para 9%. Se não demonstrar a viabilidade de sua candidatura, a tendência é que perca mais.
Os que subiram foram Marina Silva e Ciro Gomes (ambos de 8% para 10%); Geraldo Alckmin (de 3% para 8%); Fernando Haddad (de 3% para 6%); e João Amoêdo (de 1% para 4%).
Jair Bolsonaro manteve seus 23% no Sul.
Ibope: Bolsonaro e Amoêdo sobem 5 pontos entre os mais escolarizados
Em matéria de escolaridade, a variação que mais chama a atenção, entre a pesquisa anterior do Ibope e aquela divulgada ontem, é o crescimento de 5 pontos de Jair Bolsonaro e João Amoêdo entre eleitores com ensino superior.
Bolsonaro subiu de 24% para 29%.
Ibope: Bolsonaro sobe 7 pontos entre os jovens
Em matéria de faixa etária, a maior variação entre a pesquisa anterior do Ibope e aquela divulgada ontem é de Jair Bolsonaro com o eleitorado entre 16 e 24 anos.
O presidenciável do PSL subiu 7 pontos: de 21% em 20 de agosto para 28% em 4 de setembro.
Cirou Gomes subiu de 8% para 12%; e Marina Silva caiu de 18% para 15%.
Com o eleitorado de 55 anos ou mais, Ciro subiu 5 pontos: de 11% para 16%; enquanto Bolsonaro subiu 4 (de 14% a 18%) e Marina manteve 10%.
Amoêdo, de 3% para 8%.
Ibope: Bolsonaro sobe 3 pontos com mulheres, Marina cai 1
O Ibope divulgou hoje o detalhamento da pesquisa divulgada ontem.
Entre as mulheres, as intenções de voto em Jair Bolsonaro subiram de 13% em 20 de agosto para 16% em 4 de setembro.
As de Marina Silva oscilaram para baixo: de 15% para 14%.
Entre os homens, Bolsonaro (28%) e Marina (10%) mantiveram seus índices.
Ciro Gomes subiu 3 pontos com os homens (9-12%) e 4 com as mulheres (8-12%).
Bolsonaro no primeiro turno
Jair Bolsonaro, em desvantagem no segundo turno, quer ganhar no primeiro turno.
“Para sensibilizar os eleitores”, diz o Estadão, “seus aliados vão defender que quem não vota nele deve optar por branco e nulo, o que reduz o número de votos necessários para elegê-lo já na primeira fase.”
A miséria do poste
Raquel Dodge resolveu esperar os recursos de Lula no STF antes de pedir de volta o dinheiro gasto em sua campanha.
Como mostrou a Crusoé (leia aqui), Lula já torrou 19,7 milhões de reais, quase metade do total reservado à campanha presidencial.
Se o PT tiver de devolver o dinheiro, não vai sobrar um tostão para Fernando Haddad.
O boicote aloprado
Os lulistas mais aloprados ainda pensam em sabotar a disputa presidencial.
Diz Merval Pereira:
“A disputa interna no PT para definir a estratégia nesses próximos dias, até o dia 11, está mais acirrada do que se pensa. Por incrível que pareça, há quem defenda o boicote às eleições presidenciais. Isso porque o prazo do PT, que podia ir até além do dia 17 com esses recursos infindáveis, até conseguir colocar seu nome na urna eletrônica a partir do dia 20, encurtou-se tremendamente.”
Isso facilitaria o caminho de Ciro Gomes, é claro (que garantiria a anistia de Lula).
Bom dia, Lula
Os petistas sumiram.
Ninguém quer ir à cadeia para comunicar a Lula que a farsa de sua candidatura acabou.
Haddad pequenininho
No programa do PT, o eleitor é avisado – bem pequenininho – de que “Lula apoia Haddad vice”.
Nada de apoio a Haddad presidente.
O plano do PT está indo para o vinagre? (BR18/ESTADÃO)
Falta praticamente um mês para as eleições e o PT corre o risco de ver suas chances de recuperar o Planalto irem para o vinagre. Lula teve a candidatura barrada pelo TSE, continua na prisão, mas segue assombrando a campanha petista sem passar o bastão para Fernando Haddad.
Resultado: ainda não há transferência significativa de votos para Haddad e a cada dia que o partido espera para homologar sua candidatura essa tarefa vai ficando mais complicada. /M.M.
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
Sou um matuto, leitor que sabe que não sabe mas procura saber (na esperança de acrescentar mais um pouco do saber humano), mas fico cada vez mais desesperançado em ler notícias atuais.
Nesta data, o IBOPE resolveu liberar sua pesquisa da corrida presidencial. O resultado do primeiro turno deixa de ser relevante, mas o resultado da pesquisa torna-se importante no segundo turno, onde os números mostram uma "virada" entre os pretendentes ao cargo. Um dos fatos mais dramáticos da história recente do país, a queima da história brasileira (o incêndio do Museu Nacional), transforma-se em um caleidoscópio de visões sobre o assunto, mas tudo é cinzas, não há mais imagens. Infelizmente, vivencio mais essa fase da história de um país decadente e, sinto um fardo emocional, sou responsável por tudo isso que aí está. Como faço para mudar essa realidade? Infelizmente, não há ferramenta disponível! O país está num processo de queda livre e, não existe freio para reverter essa trajetória. As leis devem proteger o direito individual (humano) e não o direito político (estado). O que temos visto ultimamente é a defesa do estado democrático de direito, leitura ideológica do politicamente correto, mas leis imorais continuam a serem decretadas em todos os países. Desculpem-me minhas explicações genéricas, mas é o máximo do mínimo que entendo desse mundo multiculturalista, onde não existe Norte ou Sul. Depende de qual cultura está com o olho na bússola.A esperança está em voce, na tua lavoura, no teu esforço e no entendimento que vc é o importante..., que teu futuro depende do
teu trabalho, e que dele depende o Brasil... (Acho que o candidato Bolsonaro tem o melhor programa, portanto as pessoas precisam olhar o programa de governo dos candidatos e não julgar a personalidade e temperamento de cada um..., somos todos brasileiros e caminhamos no sentido de conseguirmos o bem comum .. é preciso respeitar o modo e atitude se cada candidato).