Jack Ma, da Alibaba, diz que atrito comercial entre China e EUA pode durar 20 anos

Publicado em 18/09/2018 15:48

LOGO REUTERS

Por Cate Cadell

XANGAI (Reuters) - O presidente do conselho da Alibaba, Jack Ma, disse nesta terça-feira que os atritos comerciais entre os Estados Unidos e a China podem durar duas décadas e serão uma bagunça para as partes envolvidas, citando regras comerciais fracas.

Ma falou numa conferência com investidores da Alibaba horas após Washington dizer que imporá taxas sobre mais 200 bilhões de dólares em importações chinesas, o que deve ter como consequência uma retaliação de Pequim.

O executivo disse que as tensões comerciais devem afetar as empresas chinesas e estrangeiras imediatamente e negativamente. Ele previu que as empresas chinesas transferirão sua produção para outros países a médio prazo, para contornar as tarifas.

"Você pode vencer a batalha, mas perde a guerra", disse Ma no evento de acionistas em Hangzhou, acrescentando que novas regras comerciais são necessárias a longo prazo.

"Mesmo se (o presidente norte-americano) Donald Trump se afaste, um novo presidente chega e continua... Precisamos de novas regras comerciais, precisamos melhorar a Organização Mundial do Comércio (OMC)".

Os comentários de Ma foram no último discurso para os acionistas como presidente da gigante de internet chinesa.

O executivo anunciou na semana passada que deixará o cargo dentro de um ano e entregará o comando a Daniel Zhang.

Ma se reuniu no ano passado com Trump e prometeu criar 1 milhão de empregos nos Estados Unidos ligados a pequenos comerciantes que vendem itens nas plataformas da Alibaba.

Desde então, as relações comerciais se deterioraram entre a China e os EUA em uma escalada de tarifas.

(Por Cate Cadell)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário