Uruguai: setor produtivo está em "pé de guerra" contra o Governo do país

Publicado em 19/09/2018 09:52

LOGO nalogo

Críticas duras, uma atrás da outra. Os produtores rurais estão em guerra contra o governo de Tabaré Vázquez no Uruguai, o que foi explanado com toda a aspereza possível no encerramento da tradicional Expo Prado, na qual estava presente o ministro da Pecuária e Agricultura do país.

A edição 2018 da mostra terminou no último domingo (16) e, um dia depois, Vázquez deu respaldo ao seu ministro Enzo Benech, que recebeu todas as críticas no marco do evento.

Benech, que realizou um discurso na Expo Prado, foi criticado por ruralistas e legisladores da oposição por não ter transmitido mensagem alguma sobre medidas para atender os problemas do campo.

Pablo Zerbino, presidente da Associação Rural do Uruguai, lembrou dos protestos do último verão no país, no qual o setor rural, de transportes e outros comerciantes do interior do país realizaram protestos em atos e marchas.

Com esses protestos, o governo havia sentido o impacto e procurou aplicar rapidamente os efeitos da mobilização com medidas e exonerações impositivas, que foram "parciais e não surtiram o efeito desejado", segundo Zerbino.

"Nós estamos em um país caro com fundamentos de país barato. Essa é a essência do problema", apontou o presidente da associação, que criticou a política fiscal que gerou um déficit de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) do país, bem como o tipo de política de câmbio vigente e a "pressão tributária sobre o agronegócio".

Para Zerbino, "há um alto custo em produzir no Uruguai" e não há "uma recompensação suficiente para aqueles que geram valor". Ele também criticou a falta de competitividade, a falta de acordos comerciais e o aumento da insegurança pública.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário