Venezuela garantiu que não cortará envio de energia a Roraima, diz governadora

Publicado em 21/09/2018 10:26

LOGO REUTERS

(Reuters) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu que a Venezuela não cortará o envio de energia elétrica para Roraima, que depende em parte de importações do país vizinho para atender à demanda, disse em nota nesta sexta-feira a governadora do Estado, Suely Campos.

A promessa foi feita em reunião realizada na véspera em Caracas, onde a governadora foi buscar apoio após notícias de que os venezuelanos estariam ameaçando suspender o fornecimento ao Estado em meio a dificuldades da estatal Eletrobras para efetivar pagamentos ao país devido a problemas no sistema bancário da Venezuela.

A ocorrência de blecautes em Roraima tem crescido neste ano com o acirramento da crise na Venezuela, que segundo especialistas prejudica as atividades de manutenção de uma linha de transmissão de energia que conecta os dois países.

"Tivemos resultados muito positivos. O presidente (Maduro) garantiu que vai iniciar imediatamente a manutenção da rede elétrica. Ele também garantiu que vai melhorar a qualidade da energia para nós", afirmou a governadora de Roraima.

Ela acrescentou que Maduro disse também que vai prorrogar o contrato de fornecimento de energia ao Estado e poderia até aumentar os envios até que o Brasil conclua um projeto que prevê a construção de uma linha de transmissão para conectar Roraima ao sistema elétrico nacional e acabar com a necessidade de importações.

TÉRMICAS ACIONADAS

Apesar da sinalização de Maduro à governadora, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na noite de quinta-feira que a unidade de distribuição de energia da Eletrobras em Roraima iniciou no domingo uma operação em modo contínuo das termelétricas locais, o que evita a dependência da energia importada da Venezuela.

"A medida é preventiva e partiu de determinação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Com o acionamento do parque térmico local, o objetivo do governo federal foi garantir a confiabilidade e a qualidade do suprimento de energia elétrica em Roraima, mesmo no caso de uma eventual interrupção prolongada no fornecimento que vem da Venezuela", explicou a agência em nota.

Segundo a Aneel, já foram registrados 65 blecautes em Roraima neste ano, dos quais 34 apenas em setembro, "o que demonstra a frequente descontinuidade do sistema".

O diesel que abastecerá as térmicas para garantir o suprimento em Roraima será custeado por um fundo que banca subsídios no setor de energia, o que deverá impactar as tarifas dos consumidores brasileiros.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário