Lagarde alerta contra guerras comercial e cambial em reuniões do FMI

Publicado em 11/10/2018 07:50

LOGO REUTERS

Por Leika Kihara e David Lawder

NUSA DUA, Indonésia (Reuters) - A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, alertou nesta quinta-feira os países contra se envolverem em guerras comerciais e cambiais, dizendo que elas prejudicarão o crescimento global e colocarão em perigo "espectadores inocentes".

Ao lançar formalmente as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial na ilha indonésia de Bali, Lagarde pediu aos países que "reduzam" os conflitos comerciais e reparem as regras comerciais em vez de abandoná-las.

Os Estados Unidos e a China adotaram tarifas sobre centenas de bilhões de dólares de produtos um do outro nos últimos meses, afetando os mercados financeiros já que investidores mostram preocupação de que a intensificação do conflito comercial pode afetar o comércio global e o investimento.

"Nós certamente esperamos que não tenhamos que agir em nenhuma direção de uma guerra comercial ou guerra cambial", disse Lagarde em entrevista à imprensa. "E também haverá muitos espectadores inocentes", incluindo países que fazem parte da cadeia de oferta da China.

Lagarde afirmou ainda que a fraqueza do iuan contra o dólar foi provocada pela força da moeda norte-americana uma vez que o banco central dos EUA eleva a taxa de juros. Contra uma cesta de moedas, o iuan se depreciou menos.

"Temos defendido a medida da China em relação à flexibilidade (cambial) e queremos encorajar as autoridades a continuarem nessa trajetória", disse ela.

O iuan tem enfrentado forte pressão de venda este ano, perdendo mais de 8 por cento entre março e agosto, no ápice das preocupações do mercado, embora tenha reduzido as perdas desde então com as autoridades adotando medidas de suporte.

(Reportagem adicional de Yawen Chen)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário