Com mais de 55% dos votos, Jair Bolsonaro é eleito novo presidente do Brasil
Publicado em 28/10/2018 19:01
VOTOS TOTAIS: 57 MILHÕES 782 MIL E 731 VOTOS (55,1% DOS VOTOS VÁLIDOS)
Em discurso da vitória, Bolsonaro diz que seu governo defenderá a Constituição e a democracia
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse em seu discurso de vitória da eleição neste domingo que não existem brasileiros do Sul ou do Norte e que seu governo defenderá a Constituição, a democracia e a liberdade.
Bolsonaro afirmou que fará um governo decente, que trabalhará para todos os brasileiros.
O ANTAGONISTA: LEIA A ÍNTEGRA DO DISCURSO DE JAIR BOLSONARO
O Antagonista obteve a versão original, com rasuras, do “discurso da vitória” de Jair Bolsonaro.
No texto, escrito por Onyx Lorenzoni e revisado por Bolsonaro, o presidente eleito fala em “desamarrar” a economia do Brasil e “libertar” o país das relações exteriores pautadas por ideologia.
“Conhecereis a verdade e a verdade os libertará. Nunca estive sozinho, sempre senti a presença de Deus e a força do povo brasileiro, orações de homens, mulheres, crianças, famílias inteiras, que diante da ameaça de seguirmos por um caminho que não é o que os brasileiros desejam e merecem, colocaram o Brasil acima de tudo. Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa não de um partido não é a palavra de homem, é um juramento a Deus. A verdade vai liberar esse grande país e vai nos transformar em uma grande nação. A verdade foi o farol que nos guiou até aqui e vai seguir iluminando nosso caminho.
O que ocorreu hoje nas urnas não foi a vitória de um partido, mas a celebração de um país pela liberdade. O compromisso que assumimos com os brasileiros foi de fazer um governo decente, comprometido exclusivamente com o país e o nosso povo e eu garanto que assim o será. Nosso governo será formado por pessoas que tenham o mesmo propósito de cada um que me ouve nesse momento, o propósito de transformar o Brasil em uma grande, livre e próspera nação. Podem ter certeza de que nós trabalharemos dia e noite para isso. Liberdade é um princípio fundamental. Liberdade de ir e vir, andar nas ruas em todos os lugares desse país, liberdade de empreender, liberdade política e religiosa, liberdade de fazer, formar e ter opinião, liberdade de escolhas e ser respeitado por elas. Esse é um país de todos nós, brasileiros natos ou de coração. Um Brasil de diversas opiniões, cores e orientações.
Como defensor da liberdade, vou guiar um governo que defenda, proteja os direitos do cidadão que cumpre seus deveres e respeita as leis. Elas são para todos, assim será o nosso governo constitucional e democrático: acredito na capacidade do povo brasileiro que trabalha de forma honesta, de que podemos juntos, governo e sociedade, construir um futuro melhor. Esse futuro de que falo e acredito passa por um governo que crie condições para que todos cresçam. Isso significa que o governo dará um passo atrás, reduzindo sua estrutura e a burocracia, cortando desperdícios e privilégios para que as pessoas possam dar muitos passos à frente. Nosso governo vai quebrar paradigmas, vamos confiar nas pessoas, vamos desburocratizar, simplificar, desburocratizar e permitir que o cidadão, o empreendedor, tenha menos dificuldades para criar e construir o seu futuro. Vamos desamarrar o Brasil. Outro paradigma que vamos quebrar: o governo respeitará de verdade a federação, as pessoas vivem nos municípios, portanto os recursos irão para os estados e municípios. colocaremos de pé a federação brasileira. Nesse sentido, repetimos que precisamos de mais Brasil e menos Brasília. Muito do que estamos fundando no presente trará conquistas no futuro. As sementes serão lançadas e regadas para que a prosperidade seja o desígnio dos brasileiros do presente e do futuro.
Esse não será um governo de resposta apenas às necessidades imediatas, as reformas que nos propomos são para criar um novo futuro para os brasileiros. E quando digo isso falo com uma mão voltada ao seringueiro no coração da selva amazônica e a outra para o empreendedor suando para criar e desenvolver sua empresa. Porque não existem brasileiros do sul e do norte, somos todos um só país, uma só nação, uma nação democrática.
O Estado democrático de direito tem como um dos seus pilares o direito à propriedade. Reafirmamos aqui o respeito e a defesa desse princípio constitucional e fundador das principais nações democráticas do mundo. Emprego, renda e equilíbrio fiscal é o nosso compromisso para ficarmos mais próximos de oportunidades e trabalho para todos. Quebraremos o ciclo vicioso do crescimento da dívida, substituindo-o pelo ciclo virtuoso de menores déficits, dívida decrescente e juros mais baixos. Isso estimulará os investimentos, o crescimento e a consequente geração de empregos. O déficit público primário precisa ser eliminado o mais rápido possível e convertido em superávit, esse é o nosso propósito.
Aos jovens, palavra do fundo do meu coração: vocês têm vivido um período de incerteza e estagnação econômica, vocês foram e estão sendo testados a provar sua capacidade de resistir. Prometo que isso vai mudar, essa é a nossa missão. Governaremos com os olhos nas futuras gerações e não na próxima eleição.
Libertaremos o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que fomos submetidos nos últimos anos. O Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvidas, buscaremos relações bilaterais com países que possam agregar valor econômico e tecnológico aos produtos brasileiros. Recuperaremos o respeito internacional pelo nosso amado Brasil. Durante a nossa caminhada de quatro anos pelo Brasil, uma frase se repetiu muitas vezes: ‘Bolsonaro, você é a nossa esperança’. Cada abraço, cada aperto de mão, cada palavra ou manifestação de estímulo que recebemos nessa caminhada fortaleceram o nosso propósito de colocar o Brasil no lugar que merece. Nesse projeto que construímos cabem todos aqueles que têm o mesmo objetivo que o nosso. Mesmo no momento mais difícil dessa caminhada, quando, por obra de Deus e da equipe médica de Juiz de Fora e do Albert Einstein, ganhei uma nossa certidão de nascimento, não perdemos a convicção de que juntos poderíamos chegar à vitória. É com essa mesma convicção que afirmo: ofereceremos a vocês um governo decente, que trabalhará verdadeiramente por todos os brasileiros. Somos um grande país e agora vamos, juntos, transformar esse país em uma grande nação, uma nação livre, democrática e próspera. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.”
Apoio a BOlsonaro após vitória no Rio de Janeiro 28/10/2018 REUTERS/Pilar Olivares
Após ser eleito, Bolsonaro promete governo que mudará destino do Brasil
SÃO PAULO (Reuters) - O presidente eleito Jair Bolsonaro disse neste domingo, logo depois de vencer o segundo turno da eleição presidencial, que fará um governo que mudará os destinos do Brasil e pediu a Deus coragem para decidir o futuro do país.
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais depois de vencer o petista Fernando Haddad, Bolsonaro também disse que o país não pode continuar a flertar com o comunismo e garantiu que todos os compromissos que assumiu durante a campanha serão cumpridos.
Jair Bolsonaro, do PSL, foi eleito o novo presidente do Brasil neste 28 de outubro de 2018. Bolsonaro venceu a disputa com mais de 55% dos votos, contra pouco mais de 44,3% de Fernando Haddad. A diferença foi de quase 11 milhões de votos entre os dois candidatos.
O Antagonista
JAIR BOLSONARO É O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL
Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil.
Depois do impeachment de Dilma Rousseff, do encarceramento de Lula e do fim do PSDB, os eleitores decidiram dar uma guinada histórica.
“Nós, juntos, cumpriremos a missão de resgatar o Brasil”
Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, Jair Bolsonaro agradeceu o apoio dos eleitores, repisou suas bandeiras de campanha e disse que “missão não se escolhe, nem se discute”.
“Nós, juntos, cumpriremos a missão de resgatar o Brasil.”
O discurso foi feito de improviso e transmitido ao vivo por meio de seu canal no Youtube, como fez durante todo o segundo turno – impossibilitado de sair de casa, desde o atentado.
Temer parabeniza Bolsonaro
Michel Temer foi ao Twitter avisar que ligou para Jair Bolsonaro para parabenizá-lo pela vitória na eleição presidencial.
“Acabei de parabenizar o presidente eleito @jairbolsonaro pela vitória histórica conquistada hoje. Terminada a eleição, é hora de todos, unidos, continuarmos a trabalhar pelo Brasil”, escreveu o atual mandatário.
REPERCUSSÃO-Políticos e entidades analisam vitória de Jair Bolsonaro
BRASÍLIA (Reuters) - Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República neste domingo, derrotando Fernando Haddad (PT) no segundo turno da eleição presidencial com 55 por cento dos votos válidos.
Confira, a seguir, as avaliações de políticos, cientistas políticos, além de posicionamentos de partidos e organizações:
PSL, partido de Bolsonaro
"Obrigado, Brasil! A vocês, eleitores, o nosso muito obrigado por todo o apoio, dedicação e, principalmente, pela confiança! Um novo Brasil está nascendo, sem divisões, mais justo, sem corrupção. Um Brasil mais feliz! A mudança está só começando e vocês fazem parte dela!"
GLEISI HOFFMANN, presidente nacional do PT
"Nesta noite de 28 de outubro nossa primeira palavra para o povo brasileiro é: resistiremos. Resistiremos em defesa dos direitos, das liberdades da soberania! Um processo eleitoral construído em cima de impedimentos, mentiras, distorções, caixa dois vai nos impulsionar a lutar mais."
KÁTIA ABREU, VICE DE CIRO GOMES (PDT) NO 1o TURNO
"PT deve soltar foguete, minha gente. Elegeram Bolsonaro. Bolsonaro candidato dos petistas. Você escolheram o candidato que chamam de fascista. Sabiam desde agosto que não ganhavam do capitão. 11 milhões de votos de frente. Não adianta xingar nem chorar. Tiveram o que mereceram. O Brasil sinalizou várias vezes que não queria o PT no governo. Insistiram por pura soberba. As pessoas só servem pra vcs quando os apoia. Se não, vcs destilam odio. Vão dormir com esta."
SIMONE TEBET (MDB-MS), líder do MDB no Senado
"Parabenizo o novo Presidente, sr. Jair Bolsonaro. É preciso respeitar o resultado das urnas, porque o povo ali depositou a sua legítima vontade, sob o manto da Constituição e da Democracia. Agora, é tempo de construirmos, juntos, ações efetivas para pacificar as ruas. Respeitar e valorizar a nossa diversidade, porque ela sempre foi a nossa maior riqueza."
HUMBERTO COSTA (PT), senador
"Seremos a resistência contra todos os retrocessos de Jair Bolsonaro. Tivemos uma grande vitória política!!! O PT está de pé apesar de todo o ataque que sofreu nesses anos. Haddad foi um gigante e emerge como um dos maiores líderes da esquerda nesse momento!"
GERALDO TADEU MONTEIRO, cientista político e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisa sobre a democracia (Cebradi)
"Para além da pacificação do país, onde devem prevalecer de agora em diante o discurso de um líder de nação e não de um candidato, o presidente Bolsonaro enfrenta o desafio de gerenciar uma coalizão de governo em um Congresso bastante modificado"
"Os partidos grandes perderam espaço e partidos pequenos ou médios estão agora mais representados. Essa correlação de forças em um governo que prometeu acabar com o troca-troca entre Executivo e Legislativo é seu maior desafio."
ANTONIO MEGALE, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
"O mais importante nestas eleições foi o nítido fortalecimento da democracia e o respeito à opinião das urnas. Desejamos um governo voltado para as soluções urgentes do País. Que construa e execute uma agenda de desenvolvimento sustentável, fortaleça a indústria, faça o ajuste das contas públicas e a retomada do crescimento da economia. E, mais do que nunca, preocupe-se com a geração de empregos, a educação, a segurança e o bem estar da população."
CLAUDIO LAMACHIA, presidente nacional da OAB
"A Ordem dos Advogados do Brasil parabeniza o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, e deseja que o mandato seja bem-sucedido e em prol de todos os brasileiros. O respeito à vontade do eleitor, manifestada livremente nas urnas, é pressuposto do próprio Estado Democrático de Direito."
"Governo e oposição devem cumprir suas funções, dentro dos limites da lei e zelando pelo respeito às instituições e à Constituição. O debate eleitoral deve ser encerrado hoje e, daqui em diante, tomar lugar a discussão sobre o Brasil."
MDB
"Acabamos de sair da eleição presidencial mais dividida da história do País, com manifestações de ódio e intolerância. Passada a disputa, o MDB defende a responsabilidade e a discussão democrática dos rumos que devem conduzir o País. Os poderes da República precisam ser respeitados e trabalhar em harmonia e independência. O MDB estará vigilante em defesa da democracia."
NILO D'ÁVILA, diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil
"O novo presidente da República precisa agir à altura da importância global do Brasil para a preservação do meio ambiente."
"Reduzir o combate ao desmatamento faz com que o Brasil perca competitividade econômica, o que pode inclusive afetar a geração de empregos. Mercados internacionais e consumidores querem garantias de que o nosso produto agrícola não esteja manchado com a destruição florestal."
OBSERVATÓRIO DO CLIMA
"O Observatório do Clima trabalhará para que o novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, faça o oposto do que prometeu...O retrocesso civilizatório anunciado e reafirmado por Bolsonaro e vários de seus auxiliares não pode se tornar política de Estado."
"Na área ambiental, lutaremos para que as instâncias de governança sejam fortalecidas, em especial o Ministério do Meio Ambiente e seus órgãos vinculados, bem como para que seja ampliada a política de áreas protegidas, que inclui a criação de unidades de conservação e a demarcação e homologação de terras indígenas."
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
Bolsonaro vence no Sudeste e no Centro-Oeste
Com 88% das urnas apuradas em todo o país, Jair Bolsonaro lidera em todos estados do Centro-Oeste e do Sudeste.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Parabéns aos brasileiros, que contribuiram para a vitória de Bolsonaro.
Está vitória significa poder sonhar com um futuro melhor para os nossos filhos e, principalmente, poder voltar a ser e ter o " Direito à Propriedade " e segurança Jurídica... Que Bolsonaro e sua equipe tenham a proteção de Deus, para que todos os Brasileiros e Brasileiras possam viver um país livre.
•861
Dalzir VitoriaUberlândia - MG
Bom dia Edmilson...parabéns pela vitoria do borsanada..torço para que faça o prometido...embora não acredito pois seu passado é de não fazer...não realizar.. Por outro lado gostaria que cumprisse sua palavra...borsanada ganhasse eleição você anunciaria a data de inicio do abate de 15 mil suínos dia da frimesa...dia..mês e ano...
027
EDMILSON JOSE ZABOTTPALOTINA - PR
Dalzir , deixe de ser ignorante , se você não tem viu ainda , já postei as fotos do início das obras .
Obras de grande porte tem um cronograma e será seguido .
Vou postando neste espaço as fotos conforme a obra segue .
A data de início da operação deverá ser definida após Janeiro de 2019.
Fique tranquilo , você não será convidado ....
180
EDMILSON JOSE ZABOTTPALOTINA - PR
Dalzir, agora você mude o "disco" ou você não tem mais argumentos ou assunto? .. Logo você todo inteligente é conhecedor ....
Venha com outra história...
170
LAURICIO RIBEIRO DE MORAESTangara da Serra - MT
Impressionante como as pessoas SÃO DO CONTRA. Vamos dar mais um voto de confiança ao Bolsonaro, o primeiro já foi dado!!! Ele não tem um cheque em branco e terá grandes desafios na pacificação do País. Na agricultura que é o nosso mundo, basta ELES NÃO ATRAPALHAREM. O BRASIL se ficar na mãos de pessoas minimamente decentes, sem corrupção, tem tudo para se tornar uma economia pujante. BRASIL ACIMA DE TODOS. EU ACREDITO NO BRASIL !!!!!
260
elias araujo rocha filhoIporá - GO
Sr. Dalzir Derrota (vulgo Dalzir Vitória): por favor, nenê, aceita que dói menos, tá?
170
Dalzir VitoriaUberlândia - MG
Senhores... Tem um ditado que aprendi e de vez enquanto ainda ouço... vassoura nova varre bem... não perdi nada... votei no menos ruim... não sou marionete de ninguém... outra coisa, aguardemos a posse e os resultados... resultados..
EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR
Parabéns aos brasileiros, que contribuiram para a vitória de Bolsonaro.
Está vitória significa poder sonhar com um futuro melhor para os nossos filhos e, principalmente, poder voltar a ser e ter o " Direito à Propriedade " e segurança Jurídica... Que Bolsonaro e sua equipe tenham a proteção de Deus, para que todos os Brasileiros e Brasileiras possam viver um país livre.Bom dia Edmilson...parabéns pela vitoria do borsanada..torço para que faça o prometido...embora não acredito pois seu passado é de não fazer...não realizar.. Por outro lado gostaria que cumprisse sua palavra...borsanada ganhasse eleição você anunciaria a data de inicio do abate de 15 mil suínos dia da frimesa...dia..mês e ano...
Dalzir , deixe de ser ignorante , se você não tem viu ainda , já postei as fotos do início das obras .
Obras de grande porte tem um cronograma e será seguido .
Vou postando neste espaço as fotos conforme a obra segue .
A data de início da operação deverá ser definida após Janeiro de 2019.
Fique tranquilo , você não será convidado ....
Dalzir, agora você mude o "disco" ou você não tem mais argumentos ou assunto? .. Logo você todo inteligente é conhecedor ....
Venha com outra história...
Impressionante como as pessoas SÃO DO CONTRA. Vamos dar mais um voto de confiança ao Bolsonaro, o primeiro já foi dado!!! Ele não tem um cheque em branco e terá grandes desafios na pacificação do País. Na agricultura que é o nosso mundo, basta ELES NÃO ATRAPALHAREM. O BRASIL se ficar na mãos de pessoas minimamente decentes, sem corrupção, tem tudo para se tornar uma economia pujante. BRASIL ACIMA DE TODOS. EU ACREDITO NO BRASIL !!!!!
Sr. Dalzir Derrota (vulgo Dalzir Vitória): por favor, nenê, aceita que dói menos, tá?
Senhores... Tem um ditado que aprendi e de vez enquanto ainda ouço... vassoura nova varre bem... não perdi nada... votei no menos ruim... não sou marionete de ninguém... outra coisa, aguardemos a posse e os resultados... resultados..