Crescimento econômico global deve apresentar leve desaceleração, diz OCDE

Publicado em 21/11/2018 09:06

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - As tensões comerciais e as taxas de juros mais altas estão desacelerando a economia global, embora por enquanto não haja sinais de queda acentuada, disse a OCDE nesta quarta-feira, reduzindo suas perspectivas para o próximo ano.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projetou que o crescimento global vai desacelerar de 3,7 por cento este ano para 3,5 por cento em 2019 e 2020. Anteriormente, a expectativa era de um crescimento de 3,7 por cento para 2019.

A desaceleração do crescimento global será pior em países não-membros da OCDE, com muitas economias de mercados emergentes provavelmente registrando saídas de capital à medida que o banco central dos EUA aumente gradualmente a taxa de juros. A OCDE reduziu suas perspectivas para países em risco, como Brasil, Rússia, Turquia e África do Sul.

A OCDE estimou um crescimento de 1,2 por cento em 2018 para o Brasil, mantendo inalterada a projeção, e reduziu a estimativa para 2019 para 2,1 por cento, de 2,5 por cento anteriormente. Para 2020, a OCDE prevê um crescimento de 2,4 por cento para o país.

O aumento das taxas de juros também pode estimular os mercados financeiros a reconsiderar e, assim, reprecifiar os riscos aos quais os investidores estão expostos, provocando um retorno à volatilidade, disse a OCDE.

"Estamos voltando à tendência de longo prazo. Não estamos esperando uma mudança brusca, no entanto, há muitos riscos. Uma desaceleração é sempre difícil", disse Laurence Boone, economista-chefe da OCDE, em entrevista à Reuters.

"Desta vez é mais desafiador do que o habitual por causa das tensões comerciais e por causa dos fluxos de capital dos mercados emergentes para os países que estão normalizando a política monetária", acrescentou.

Uma guerra comercial plena e a incerteza econômica resultante podem reduzir até 0,8 por cento do produto interno bruto global até 2021, calculou a OCDE.

A OCDE manteve suas previsões para os Estados Unidos em 2018 e 2019, projetando que o crescimento na maior economia do mundo vai desacelerar de quase 3,0 por cento este ano para pouco mais de 2,0 por cento em 2020, à medida que o impacto dos cortes de impostos e tarifas mais altas vão se somando aos custos empresariais.

Reduzindo suas perspectivas para a China, a OCDE previu que o crescimento do país vai desacelerar de 6,6 por cento para uma mínima de 30 anos de 6,0 por cento em 2020, enquanto as autoridades tentam conceber um pouco suave diante das tarifas mais altas dos EUA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário