BC autoriza XP a se tornar banco

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central informou nesta quarta-feira que autorizou a constituição do Banco XP, um banco múltiplo com carteiras comercial e de investimento.
A autorização, concedida no último dia 13, permite o funcionamento do banco tão logo sejam atendidas pela instituição outras exigências definidas na regulamentação, informou o BC.
Nos últimos meses, veículos de mídia têm veiculado que a XP Investimentos planejava lançar ainda neste um ano um banco completo, enquanto se prepara para listar ações no pregão eletrônico Nasdaq, em Nova York.
A decisão do BC vem cerca de quatro meses depois da própria autoridade monetária ter aprovado a compra de participação da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco, porém criando entraves para assunção do controle do grupo pelo banco pelo menos até 2026.
Uma fonte familiarizada com a XP afirmou que, com a licença, a instituição poderá oferecer empréstimos colateralizados e antecipação de investimentos com vencimento mais longo. A previsão para início das operações é na segunda metade de 2019, informou a fonte, sob condição de anonimato.
(Por Aluísio Alves e Carolina Mandl)
0 comentário
BCE mantém juros e mostra-se mais positivo em relação à economia
Dólar ganha força no Brasil após nova pesquisa eleitoral e relatório do BC
BC projeta PIB mais forte em 2025 e 2026, vê inflação no centro da meta apenas em 2028
Minério de ferro amplia ganhos com melhora das margens do aço e reabastecimento
Índia lidará com excedente de açúcar com maiores exportações e destinação para etanol
Gleisi anuncia veto à dosimetria e ataca líder do governo no Senado, que rebate