Vendas de combustíveis do ciclo otto caem 3% em 2018, aponta Unica

Publicado em 24/01/2019 11:34

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As vendas de combustíveis do ciclo otto (gasolina e etanol hidratado) tiveram recuo de 3 por cento em 2018 ante o ano anterior, apesar de um avanço importante do biocombustível, segundo estimativa da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) publicada nesta quinta-feira.

As informações, ainda preliminares, apontaram que a participação do hidratado deve apresentar significativo crescimento em 2018, para aproximadamente 26 por cento, contra 17,8 por cento em 2017.

A ampliação da relevância do biocombustível decorre do aumento superior a 40 por cento no consumo de etanol, com uma redução de 13 por cento no mercado de gasolina C no período analisado, mostrou a Unica em relatório quinzenal da safra na região centro-sul.

O diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, ressaltou que a competitividade do etanol hidratado deverá permanecer elevada, mesmo durante a entressafra, que termina no fim de março.

"Nos últimos três meses de 2018, o hidratado registrou uma participação próxima a 30 por cento no mercado de combustíveis leves, em gasolina equivalente, situação que reflete a elevada competitividade do renovável frente a gasolina no período e que deve se manter durante toda entressafra", disse Rodrigues, no relatório.

A expansão das vendas do etanol hidratado por usinas do centro-sul no mercado interno continua intensa no início deste ano, somando 866,82 milhões de litros na primeira quinzena de janeiro, alta de 32,10 por cento em relação ao valor registrado em igual período de 2018, apontou a Unica.

MOAGEM DA CANA

A moagem de cana no centro-sul do Brasil, principal região canavieira do mundo, somou 523,5 mil toneladas na primeira metade de janeiro, alta de 214,6 por cento na comparação anual, segundo a Unica.

No acumulado da safra 2018/19, a moagem alcançou 562,67 milhões de toneladas até 16 de janeiro, configurando queda de 3,55 por cento sobre o valor observado em igual período do ciclo anterior.

Levantamento atualizado junto às empresas indicam que nesta entressafra sete unidades processadoras de cana e oito de milho permanecem em operação no centro-sul.

A Unica pontuou que, com a baixa moagem entre 1º e 16 de janeiro, as produções de etanol e açúcar também foram residuais.

A quantidade fabricada de açúcar atingiu 11,3 mil toneladas no período, enquanto o volume produzido de etanol totalizou 70,35 milhões de litros, sendo 35,44 milhões de litros de etanol hidratado e 34,91 milhões de litros de etanol anidro.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário