Setor industrial da China encolhe mais que o esperado em janeiro, mostra PMI do Caixin

Publicado em 01/02/2019 08:08
20 exibições

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China registrou em janeiro o ritmo mais forte de contração em quase três anos com o recuo das novas encomendas e da produção, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit, reforçando os temores de uma desaceleração na segunda maior economia do mundo.

As leituras foram mais pessimistas que a pesquisa oficial divulgada na quinta-feira, que também mostrou crescente pressão sobre o setor industrial chinês.[nL1N1ZV096]

O PMI de indústria do Caixin/Markit divulgado nesta sexta-feira caiu pelo segundo mês seguido em janeiro, a 48,3 de 49,7 em dezembro, registrando a pior leitura desde fevereiro de 2016.

Economistas consultados pela Reuters esperavam apenas uma leve queda em janeiro para 49,5, pouco abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

As novas encomendas, indicador de atividade futura, também contraíram pelo segundo mês seguido, para 47,3, ritmo mais fraco desde setembro de 2015, com as empresas reportando demanda fraca do mercado apesar dos descontos de preços mais agressivos em três anos.

(Reportagem de Yawen Chen e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

Nenhum comentário