Alta em tarifas EUA-China pode desencadear recessão e desvio de comércio, diz ONU

Publicado em 04/02/2019 14:45

LOGO REUTERS

GENEBRA (Reuters) - O plano dos Estados Unidos de elevar tarifas sobre a China no próximo mês poderá desencadear uma recessão econômica e permitir que outros países assumam cerca de 200 bilhões de dólares das exportações chinesas, mostrou um estudo da agência de comércio e desenvolvimento das Nações Unidas, a UNCTAD, nesta segunda-feira.

Os EUA impuseram tarifas adicionais de entre 10 e 25 por cento sobre 250 bilhões de dólares em bens chineses no ano passado como punição para o que chamou de práticas comerciais injustas, e as tarifas de 10 por cento estão programadas para subirem a 25 por cento a menos que haja um avanço significativo em um acordo comercial até 1º de março.

"As implicações serão enormes", disse a chefe de comércio internacional da UNCTAD, Pamela Coke-Hamilton, em uma coletiva de imprensa. "As implicações para todo o sistema internacional de comércio serão significativamente negativas".

Ela disse que a alta de tarifas pelos EUA e uma medida retaliatória da China poderiam desencadear uma recessão econômica devido à instabilidade em commodities e mercados financeiros, enquanto decisões de companhias para se adaptarem colocariam pressão sobre o crescimento global.

"Haverá guerras cambiais e desvalorização, estagflação levando a perdas de emprego e maior desemprego e, mais importante, a possibilidade de um efeito contágio, ou o que chamamos de efeito de reação, levando a uma cascata de outras medidas comerciais distorcionárias".

Países menores e mais pobres teriam dificuldades de lidar com tais choques externos, disse ela.

O custo mais elevado do comércio EUA-China levaria companhias a se afastarem das atuais cadeias de fornecimento no leste da Ásia, mas o impacto das tarifas não beneficiaria primariamente as empresas norte-americanas.

Companhias dos EUA captariam apenas 6 por cento dos 250 bilhões de dólares das exportações chinesas afetadas, enquanto empresas chinesas reteriam 12 por cento, apesar do custo mais elevado de comércio, disse o estudo.

Outros países captariam uma parcela estimada em 82 por cento do valor de 250 bilhões de dólares em exportações chinesas e 85 por cento dos 85 bilhões de dólares em exportações dos EUA atingidas pelas tarifas.

"A União Europeia vai capturar 70 bilhões de dólares do comércio EUA-China. Japão, México e Canadá vão tomar conta de mais de 20 bilhões de dólares cada".

(Por Tom Miles)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário