Dólar recua ante real de olho em retomada de tramitação da Previdência

Publicado em 29/03/2019 10:58

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ligeiramente ante o real nesta sexta-feira, após registrar queda de 1 por cento logo no início do pregão, com expectativa de retomada na tramitação da Previdência após anúncio do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e trégua nas tensões entre Executivo e Legislativo.

Às 10:50, o dólar recuava 0,32 por cento, a 3,9048 reais na venda. Na véspera, a moeda terminou em baixa de 0,94 por cento, a 3,9174 reais na venda, após ter alcançado o patamar de 4 reais logo na abertura.

O dólar futuro tinha variação positiva de cerca de 0,05 por cento.

Segundo investidores, a formação da taxa Ptax de fim de mês pode trazer volatilidade na parte da manhã do pregão. Também há um pouco de realização de lucros por investidores após semana de movimentos acentuados.

Na quinta-feira, o deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) foi anunciado como relator da proposta de reforma da Previdência na CCJ, primeiro colegiado que analisará o texto.

O presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), disse que o plano é votar a admissibilidade do texto no dia 17 de abril.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, afirmou na véspera, que as tensões com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), são página virada. Ele disse ainda ter certeza que o Congresso aprovará a Previdência, afirmou que as duas Casas podem fazer possíveis correções ao texto enviado pelo governo, mas cobrou celeridade na tramitação.

Segundo informou o jornal Estado de S. Paulo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiram tomar a frente da articulação, sem esperar por iniciativas de Bolsonaro.

A informação dada pelo jornal Estado de S. Paulo de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiram tomar a frente da articulação trouxe ainda certo otimismo entre agentes financeiros. Eles veem com bons olhos o envolvimento do ministro nas negociações.

Na avaliação de agentes do mercado, no entanto, apesar do clima menos conflituoso no lado político, ainda deve haver volatilidade ligada à Previdência e também influenciada pelo cenário externo.

"A volatilidade vai seguir. Temos uma trégua agora, com esse pacto para fazer a reforma acontecer, mas não vejo o dólar ficando no patamar de 3,80, 3,89 reais", afirmou o economista-chefe da Geral Asset, Denilson Alencastro.

Do lado externo, há apetite por risco impulsionado por otimismo de progresso nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China, após autoridades dos dois países concluírem a mais recente rodada de conversas em Pequim.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que manteve discussões "construtivas" em Pequim e se mostrou ansioso para receber o vice-premiê chinês, Liu He, para nova rodada de conversas em Washington, na próxima semana.

O Banco Central anunciou na quinta-feira que fará em 1º de abril leilão de até 5,350 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem de 4,843 bilhões de dólares que vencem em maio de 2019.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário