OMC diz que comércio global desacelerou no 4º tri e reduz projeções

Publicado em 02/04/2019 08:47

LOGO REUTERS

Por Tom Miles

GENEBRA (Reuters) - O comércio mundial encolheu 0,3 por cento no quarto trimestre de 2018 e deve crescer 2,6 por cento neste ano, abaixo da expansão de 3 por cento em 2018 e da estimativa anterior de 3,7 por cento, informou a Organização Mundial de Comércio nesta terça-feira.

Em sua previsão anual, a OMC disse que o comércio tem sido pressionado por novas tarifas e medidas realiatórias, crescimento econômico mais fraco, volatilidade nos mercados financeiros e condições monetárias mais apertadas em países desenvolvidos. A organização estimou em setembro que o crescimento em 2018 seria de 3,9 por cento, contra 4,6 por cento em 2017.

"Com as tensões comerciais em alta, não se deve ficar surpreso com esse cenário. O comércio não pode desempenhar seu papel total de guiar o crescimento quando vemos níveis tão altos de incerteza", disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, em comunicado.

"Claro, há outros elementos, mas o aumento das tensões comerciais é o principal fator", disse ele em entrevista à imprensa. "Acho que é bastante óbvio que as tensões entre Estados Unidos e China têm um grande papel".

Ele se recusou a prever o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia.

Embora o volume de comércio tenha crescido lentamente em 2018, o valor em dólares aumentou 10 por cento, para 19,48 trilhões de dólares, em parte devido a um aumento de 20 por cento nos preços do petróleo, disse a OMC.

O valor das negociações de serviços comerciais cresceu 8 por cento, para 5,80 trilhões de dólares em 2018, diante do forte crescimento das importações na Ásia.

O volume de comércio de produtos deve crescer com mais força em economias em desenvolvimento neste ano, com expansão de 3,4 por cento nas exportações contra 2,1 por cento em economias desenvolvidas.

Mas a previsão é altamente incerta, com o número de crescimento global de 2,6 por cento sendo o ponto médio de uma faixa que vai de 1,3 a 4 por cento. A taxa real de crescimento pode ser ainda maior ou menor se as tensões comerciais piorarem ou melhorarem, disse a OMC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário