Ibovespa recua em clima de cautela sobre Previdência antes de CCJ

Publicado em 09/04/2019 11:49

LOGO REUTERS

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa operava no vermelho nesta terça-feira, em dia marcado pela cautela antes da reunião da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara, enquanto agentes do mercado monitoram a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, na Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Às 11:42, o Ibovespa caía 0,91 por cento, a 96.478,8 pontos. O volume financeiro era de 2,8 reais.

A CCJ se reúne às 14h30, quando o relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), deve fazer uma apresentação do parecer sobre a reforma da aposentadoria.

Para o analista Filipe Villegas, da corretora Genial, o evento servirá como termômetro para indicar a relação da Casa com a proposta. "Qualquer sinalização que mostre um impasse sobre a reforma, o mercado pode interpretar como algo negativo", afirmou.

Nesta terça-feira, Bolsonaro, ministros e os presidentes das Casas do Congresso participam de evento sobre municípios em Brasília. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um apelo a prefeitos para aprovar a reforma da Previdência e disse que a aprovação de mudanças no sistema previdenciário pelo Congresso será um "marco histórico".

O movimento de cautela também prevalecia no exterior, em meio a preocupações comerciais e com investidores se preparando para a temporada de resultados nos Estados Unidos.

DESTAQUES

- ELETROBRAS PNB declinava 3,95 por cento, operando entre as maiores quedas do Ibovespa, enquanto papel segue volátil em meio a dúvidas sobre o cronograma da capitalização da estatal.

- PETROBRAS PN <PETR4.SA> recuava 0,85 por cento e PETROBRAS ON caía 0,18 por cento, antes de uma reunião para decidir detalhes da cessão onerosa ainda nesta terça-feira. Na véspera, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o acordo da União com a estatal está próximo de ser fechado e não precisa passar pelo Congresso, enquanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a necessidade de uma lei para garantir o acerto.

- GOL PN tinha queda de 3,51 por cento, após previsão de margem operacional Ebit de 16 a 17 por cento no primeiro trimestre de 2019, de acordo com dados preliminares e não auditados divulgados nesta terça-feira. Para a margem Ebitda, a projeção é de que fique entre 29 e 30 por cento, acréscimo em relação aos 28 por cento apurados no mesmo período de 2018.

- VALE recuava 1,07 por cento, apesar da alta dos preços do minério de ferro na China. Nesta terça-feira, sindicatos que representam trabalhadores vítimas do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho (MG) disseram que vão impetrar uma ação trabalhista coletiva contra a companhia, pedindo reparações para as famílias dos mortos, bem como para os sobreviventes da tragédia.

- ITAÚ UNIBANCO PN declinava 1,14 por cento, enquanto BRADESCO PN caía 1,37 por cento, contribuindo para o viés negativo do Ibovespa.

- CIELO avançava 2,39 por cento, depois de encerrar em seu menor valor de fechamento no ano há cerca de uma semana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário