Economia dos EUA está "saudável" em termos de política monetária, diz Williams (Reuters)

Publicado em 11/04/2019 13:17

LOGO REUTERS

Por Richard Leong

NOVA YORK (Reuters) - A economia dos EUA está numa situação saudável considerando "uma perspectiva puramente de política monetária", mas há mais trabalho que os formuladores de política monetária podem fazer para garantir que o crescimento seja amplamente compartilhado, disse nesta quinta-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams.

"Estamos nos aproximando da mais longa expansão econômica já registrada, o desemprego está em níveis historicamente baixos e a inflação está próxima da nossa meta de 2 por cento", disse Williams, em conferência em Nova York.

"Do ponto de vista da política monetária pura, esta é uma economia saudável. Mas estou ciente de que nem todos estão sentindo os benefícios do bom desempenho da economia."

Nem todo mundo está feliz com a política do Fed. O presidente Donald Trump descreveu os aumentos de taxas de juros pelo BC norte-americano como um obstáculo ao forte crescimento econômico e pressionou publicamente os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) a mudar de rumo.

Trump também está considerando duas pessoas para cargos em aberto na diretoria do Fed, Herman Cain e Stephen Moore, mais alinhados ao ponto de vista do presidente norte-americano. 

Williams disse aos repórteres depois de seu discurso que as críticas são algo natural e esperado. Como chefe do Fed de Nova York, Williams tem voto permanente no Fomc.

Sobre as taxas de juros, a ferramenta mais poderosa do banco central, o Fed tem "espaço para ser paciente", disse Williams a repórteres. Ele vê um momento positivo no mercado de trabalho e um crescimento econômico de cerca de 2 por cento neste ano.

A ata do Fed, divulgada na véspera, mostrou que a maioria dos membros do Fomc espera juro estável (entre 2,25 por cento e 2,50 por cento) até o fim do ano, devido a preocupações com uma desaceleração global. 

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário