FMI alerta que desaceleração maior que o esperado da China está entre riscos para economia global

Publicado em 11/04/2019 18:07 e atualizado em 11/04/2019 21:09
126 exibições
O FMI projeta que o crescimento da China vai desacelerar a 6,3 por cento neste ano.

WASHINGTON (Reuters) - Uma desaceleração mais forte do que o esperado da economia da China está entre os principais riscos para o crescimento global, alertou o vice-diretor gerente do Fundo Monetário Internacional, Mitsuhiro Furusawa, enquanto líderes de Finanças do G20 se reúnem para discutir as perspectivas econômicas mundiais.

Furusawa afirmou que a desaceleração da China até agora tem sido moderada e que Pequim tem as ferramentas necessárias para sustentar o crescimento, ajudando a manter a Ásia como um importante motor da economia global.

Mas alertou que a incerteza sobre o crescimento da China está entre os riscos para a economia global, assim como a chance de um aperto abrupto das condições de mercado se as negociações comerciais entre Estados Unidos e China tomarem um rumo inesperado para pior.

"Um seria o atrito comercial, que está pesando não apenas no volume de comércio mas no investimento", disse Furusawa sobre os riscos para o cenário global. "Se a economia da China desacelerar mais que o esperado, isso também é um risco para a economia global", disse ele à Reuters.

A economia da China expandiu a uma taxa de 6,6 por cento no ano passado, ritmo mais lento de expansão desde 1990, provocando preocupações de que a queda da demanda na segunda maior economia do mundo pode prolongar a fraqueza no crescimento global.

 

Fonte: Reuters

Nenhum comentário