É provável que Parlamento britânico cogite novo referendo do Brexit, diz ministro (REUTERS)

Publicado em 12/04/2019 12:16

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O ministro das Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, disse nesta sexta-feira que é muito provável que a ideia de um segundo referendo sobre a separação britânica da União Europeia volte a ser apresentada ao Parlamento em algum momento, mas que o governo continua se opondo a qualquer novo plebiscito.

Hammond disse que haveria pouco tempo para realizar um novo referendo antes de 31 de outubro, data para a saída do país do bloco.

"É uma proposta que pode e, ao que tudo indica, muito provavelmente será apresentada ao Parlamento em algum momento", disse Hammond a repórteres em Washington, onde participa de reuniões no Fundo Monetário Internacional (FMI).

A ideia de um novo referendo foi uma das várias alternativas ao acordo da primeira-ministra britânica, Theresa May, submetidas aos parlamentares no último mês e que não conseguiram obter maioria no Parlamento.

Hammond disse que o governo May mantém sua oposição a uma nova consulta popular.

"A posição do governo não mudou. O governo se opõe a um referendo confirmatório, e portanto não o apoiaria".

Mas muitos parlamentares do opositor Partido Trabalhista estão pressionando seu líder, Jeremy Corbyn, a incluir um novo referendo em suas exigências nas conversas com o governo para como romper o impasse do Brexit no Parlamento.

Hammond disse acreditar que o governo e os trabalhistas chegarão a um acordo nos próximos dois meses.

Ele disse que provavelmente levaria seis meses para organizar qualquer novo referendo, o que significa que haveria pouco tempo antes da nova data de saída de 31 de outubro acordada por líderes da UE nesta semana.

(Por David Milliken)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário