Superávit comercial da UE com os EUA diminui, déficit com a China se amplia

Publicado em 16/05/2019 08:13

LOGO REUTERS

BRUXELAS (Reuters) - O superávit comercial da União Europeia em bens com os Estados Unidos diminuiu nos três primeiros meses de 2019, mas o déficit com a China se ampliou, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira.

O superávit do bloco de 28 países com os EUA caiu para 33,9 bilhões de euros entre janeiro e março, de 36,2 bilhões de euros no mesmo período de 2018, informou a agência de estatísticas da UE Eurostat.

Com a China, o déficit comercial da UE chegou a 49,4 bilhões, de 46,9 bilhões de euros antes.

Os EUA adotaram tarifas sobre a UE e ameaçaram com mais ao reclamarem da balança comercial. Tanto Washington quanto Bruxelas têm também reclamado que a China quer livre comércio sem jogar limpo.

No geral, o déficit comercial de bens da UE aumentou para 24 bilhões de euros antre janeiro e março de 9,6 bilhões um ano antes.

Na zona do euro, as exportações cresceram 3,1% em março sobre o mesmo período do ano anterior e as importações aumentaram 6%, levando a um declínio no superávit comercial a 22,5 bilhões de euros, de 26,9 bilhões um ano antes.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário