Trump fala em impor mais 10% em tarifas sobre importações da China (Ag Brasil)

Publicado em 27/06/2019 08:41
Trump fez a declaração às vésperas da conversa com Xi Jinping que está planejada para sábado

O presidente dos Estados Unidos aventou a possibilidade de imposição de novas tarifas à China se não produzirem resultados as iminentes negociações com o presidente chinês, Xi Jinping.

Em entrevista por telefone para a rede americana Fox Business Network nesta quarta-feira, Donald Trump declarou que, se não houver acordo, poderá estudar a imposição de 10% em tarifas aduaneiras sobre US$ 300 bilhões adicionais em importados chineses. Os dois países já impuseram tarifas de 25% sobre centenas de bilhões de dólares em importações recíprocas.

Trump fez a declaração às vésperas da conversa com Xi Jinping que está planejada para sábado, à margem da reunião de cúpula do Grupo dos 20 em Osaka, na região oeste do Japão. Desde o mês passado tem havido uma escalada na guerra comercial, com a imposição pelos dois lados de tarifas retaliatórias sobre produtos que os Estados Unidos e a China importam um do outro.

Presidente da China apresentará a Trump termos para resolver disputa comercial, diz WSJ

(Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, planeja apresentar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um conjunto de termos com os quais os EUA devem se comprometer para que o governo chinês possa concordar em resolver a disputa comercial, noticiou nesta quinta-feira o Wall Street Journal.

A China está insistindo que os EUA removam sua proibição à venda de tecnologia norte-americana à gigante de telecomunicações Huawei Technologies Co Ltd [HWT.UL], disse o jornal, citando autoridades chinesas com conhecimento do plano.

O governo chinês também quer que os EUA suspendam todas as tarifas e desistam dos esforços de fazer a China comprar ainda mais exportações dos EUA do que Pequim disse que faria quando os dois líderes se encontraram em dezembro, segundo o WSJ.

EUA e China concordam em buscar trégua comercial antes de G20, diz South China Morning Post

(Reuters) - Os Estados Unidos e a China concordaram em buscar uma trégua em sua guerra comercial antes da reunião entre os líderes dos dois países na cúpula do G20 deste fim de semana, informou nesta quinta-feira o South China Morning Post, citando fontes.

Detalhes do acordo, que evitaria uma próxima rodada de tarifas sobre mais 300 bilhões de dólares em produtos chineses, estão sendo preparados em comunicados à imprensa e serão divulgados de forma coordenada, e não em um comunicado conjunto, disse o jornal.

Segundo o South China Morning Post, o encontro do presidente chinês, Xi Jinping, com o norte-americano, Donald Trump, depende de os EUA concordarem com tal acordo, disseram fontes com conhecimento do assunto.

Trump deve se reunir com Xi em Osaka no sábado (horário local), disse um porta-voz da Casa Branca na quarta-feira.

Trump afirmou na quarta-feira que um acordo com Xi Jinping é possível neste fim de semana, mas que está preparado para adotar tarifas em praticamente todas as importações chinesas restantes se o dois países continuarem a discordar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ag Brasil/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário