Irã adverte Reino Unido contra tensões crescentes perto de Gibraltar

Publicado em 21/07/2019 12:16

DUBAI (Reuters) - O embaixador do Irã no Reino Unido fez um alerta em relação ao aumento das tensões neste domingo, após uma autoridade do Reino Unido ter se recusado a descartar sanções em resposta à apreensão por Teerã de um petroleiro de bandeira britânica.

O Reino Unido chamou na sexta-feira a captura do Stena Impero pelo Irã no Estreito de Hormuz de "ato hostil".

O Reino Unido precisa conter "aquelas forças políticas domésticas que querem aumentar a tensão existente entre o Irã e o Reino Unido para bem além da questão dos navios", disse o enviado do Irã ao Reino Unido, Hamid Baeidinejad, no Twitter.

"Isso é muito perigoso e imprudente em um momento delicado da região", afirmou ele, acrescentando que o Irã "está firme e pronto para diferentes cenários".

O ministro da Defesa do Reino Unido, Tobias Ellwood, não descartou a possibilidade de atacar Teerã com sanções.

"Nossa primeira e mais importante responsabilidade é garantir que tenhamos uma solução para a questão do navio atual, certificando-nos que outros navios de bandeira britânica estejam seguros para operar nessas águas e, em seguida, olhar a figura mais ampla", disse Ellwood à Sky News.

Questionado sobre a possibilidade de sanções, ele disse: "Vamos analisar uma série de opções ... Estaremos conversando com nossos colegas, nossos aliados internacionais, para ver o que realmente pode ser feito".

A captura do Stena Impero por Teerã ocorreu após a captura em 4 de julho pela Marinha Real britânica do navio Grace 1, transportando petróleo iraniano perto de Gibraltar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário