Contra notícias de recessão, China anuncia crescimento vigoroso em sua economia (Xinhua)

Publicado em 15/08/2019 03:27

Investimento imobiliário da China cresce 10,6% de janeiro a julho

Beijing, 15 ago (Xinhua) -- O investimento da China em desenvolvimento imobiliário cresceu 10,6% anualmente nos primeiros sete meses de 2019, caindo em relação aos 10,9% entre janeiro e junho, anunciou na quarta-feira o Departamento Nacional de Estatísticas.

Segundo a pasta, o investimento imobiliário total durante o período de janeiro a julho totalizou 7,28 trilhões de yuans (US$ 1,4 trilhão).

O investimento em edifícios residenciais, respondendo por 73,4% do total, subiu 15,1% em termos anuais, atingindo 5,35 trilhões de yuans. O ritmo de crescimento desacelerou dos 15,8% no primeiro semestre do ano.

De acordo com os dados divulgados na quarta-feira, as vendas de imóveis comerciais medidas pela área do piso somaram 887,83 milhões de metros quadrados de janeiro a julho, uma queda de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O declínio diminuiu de uma baixa de 1,8% registrada no primeiro semestre.

O valor das vendas de imóveis comerciais alcançou 6,2%, para 8,32 trilhões de yuans, um aumento de 0,6 ponto percentual ante o primeiro semestre. Isso aconteceu depois que os dados da pasta revelaram que os preços habitacionais nas grandes cidades permaneceram estáveis em junho, uma vez que o governo manteve sua rigorosa regulamentação para conter a especulação no mercado imobiliário.

Geração de eletricidade aumenta 3% na China entre janeiro e julho

Beijing, 15 ago (Xinhua) -- A geração de eletricidade na China cresceu 3% em termos anuais nos primeiros sete meses de 2019, chegando a 4 trilhões de quilowatts-hora.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), somente em julho, a geração de eletricidade registrou um aumento anual de 0,6%, para 657,3 bilhões de quilowatts-hora, uma queda de 2,2 pontos percentuais em relação a junho.

A geração de eletricidade a carvão diminuiu 1,6% anualmente no mês passado, e a produção de energia solar caiu 10,8%, enquanto a a hidroeletricidade aumentou 6,3%, um pouco menor que a taxa registrada em junho.

A geração de eletricidade verde registrou um rápido crescimento, com a produção de energia nuclear e solar aumentando 18,2% e 13,2%, respectivamente.

Produção de petróleo bruto da China cresce 2,5% em julho

Beijing, 15 ago (Xinhua) -- A produção de petróleo bruto da China subiu 2,5% em termos anuais no mês de julho, mostraram os dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

O crescimento acelerou em relação à expansão de 1% registrada em junho, de acordo com o DNE.

A produção de petróleo bruto do país chegou a 16,3 milhões de toneladas no mês passado, o que elevou o total nos primeiros sete meses para 111,31 milhões de toneladas.

Como um dos maiores compradores de petróleo do mundo, a China importou 41,04 milhões de toneladas de petróleo bruto em julho, um aumento anual de 13,9%.

Sua produção de gás natural foi de 13,9 bilhões de metros cúbicos em julho, 6,1% a mais que no mesmo mês de 2018, mostraram dados do DNE.

No setor do carvão, a produção atingiu 320 milhões de toneladas, um crescimento anual de 12,2%.

A China planeja aumentar sua produção nacional de petróleo bruto para mais de 200 milhões de toneladas até 2020, enquanto sua capacidade de fornecimento de gás natural doméstico deve superar 360 bilhões de metros cúbicos.

Índice de tendência do consumidor da China mantém alto nível no segundo trimestre

Beijing, 14 ago (Xinhua) -- Um índice que mede a confiança do consumidor da China permaneceu em um nível alto no segundo trimestre de 2019, mostrou um relatório de pesquisa.

O índice de tendência do consumidor do país ficou em 115 pontos no segundo trimestre, semelhante ao do último trimestre, de acordo com a empresa global de medição e análise de dados Nielsen.

Os níveis do índice acima ou abaixo da linha de base de 100 indicam otimismo e pessimismo do consumidor, respectivamente. O índice mede as percepções em relação às perspectivas de emprego local, as finanças pessoais e a vontade de gastar.

Justin Sargent, presidente da Nielsen China, viu uma estrutura econômica continuamente otimizada e um poder endógeno da economia, já que a reforma estrutural no lado da oferta da China se avança e a implementação da política para garantir a estabilidade é acelerada.

"Isso destaca a resiliência e vitalidade da economia chinesa e facilita eficazmente o desenvolvimento estável de longo prazo", disse ele.

O subíndice para as finanças pessoais subiu para 71 pontos de 70 pontos, uma alta histórica, e o para a vontade de gastar foi de 61, o mesmo que no trimestre anterior. O subíndice de perspectivas de emprego ficou em 77 pontos.

"O governo implementou medidas para ainda mais cortar os impostos e diminuir as taxas, reduziu o custo de impostos e taxas corporativas e aumentou a vitalidade das empresas", observou Sargent.

"Ao mesmo tempo, a reforma tributária resultou em um aumento simultâneo na renda familiar, que impulsionou o crescimento do consumo social", acrescentou.

Produção industrial da China cresce 4,8% em julho

Beijing, 14 ago (Xinhua) -- O Departamento Nacional de Estatísticas anunciou nesta quarta-feira que a produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador econômico, aumentou 4,8% em termos anuais em julho.

Investimento em ativos fixos da China cresce 5,7% nos primeiros sete meses

Beijing, 14 ago (Xinhua) -- O investimento em ativos fixos da China cresceu 5,7% em termos anuais nos primeiros sete meses deste ano, 0,1 ponto percentual a menos que o crescimento no primeiro semestre, informou nesta quarta-feira o Departamento Nacional de Estatísticas.

O investimento no setor privado subiu anualmente 5,4% no período para 21,03 trilhões de yuans e a taxa de crescimento é 0,3 ponto percentual a menos ante o nos primeiros seis meses.

O investimento em ativos fixos inclui o capital gasto em infraestrutura, bens imóveis, maquinário e outros ativos físicos.

De janeiro a julho, o investimento nos setores de alta tecnologia registrou rápido crescimento anual.

O investimento em manufatura de alta tecnologia subiu 11,1%, 5,4% a mais que o investimento total, enquanto o em serviços de alta tecnologia cresceu 11,9%, 6,2 pontos percentuais acima do crescimento médio.

O investimento na indústria primária caiu 1,2%, enquanto nas indústria secundária subiu 3,4%.

No setor secundário, o investimento em manufatura cresceu 3,3% ano a ano de janeiro a julho, 0,3 ponto percentual acima do registrado no primeiro semestre.

O investimento no setor terciário aumentou 7% em termos anuais, com o investimento em infraestrutura aumentando 3,8% ano a ano.

O investimento em desenvolvimento imobiliário cresceu anualmente 10,6%, ante os 10,9% no primeiro semestre, com o investimento total chegando a 7,28 trilhões de yuans.

As vendas de imóveis comerciais medidas pela área útil atingiram 887,83 milhões de metros quadrados nos primeiros sete meses, uma queda anual de 1,3%, e as vendas atingiram 8,32 trilhões de yuans, 6,2% a mais que no ano passado.

Vendas no varejo da China aumentam 8,3% nos primeiros sete meses

Beijing, 14 ago (Xinhua) -- As vendas no varejo de bens de consumo da China aumentaram 8,3% em termos anuais nos primeiros sete meses de 2019, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quarta-feira.

O ritmo foi menor que o crescimento de 8,4% registrado no primeiro semestre, de acordo com o DNE.

Inflação ao consumidor na China continua moderada no segundo semestre

Beijing, 14 ago (Xinhua) -- Embora os preços ao consumidor da China tenham subido em julho, os analistas preveem que a pressão inflacionária continue moderada no segundo semestre de 2019.

O índice de preços ao consumidor (IPC), principal indicador da inflação, subiu 2,8% em julho, o mais alto em 17 meses, ante um aumento de 2,7% registrado em junho, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas.

A recuperação foi atribuída principalmente ao aumento de preços dos alimentos, que representaram uma grande proporção no cálculo do IPC, já que os preços da carne suína continuaram a subir devido à febre suína africana, e também as más condições climáticas afetaram o abastecimento de vegetais.

O governo estabeleceu como meta manter o aumento do IPC em cerca de 3% este ano.

Os preços globais do consumidor no país devem permanecer estáveis, já que o impacto dos fatores estruturais desapareceria gradualmente com o aumento da oferta, disse Yue Xiuhu, funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Com o surto da febre suína africana sendo efetivamente controlado, a quarentena foi elevada na maioria das regiões afetadas e o transporte de porcos entre regiões foi gradualmente retomado, de acordo com o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais.

Wang Zuli, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, explicou que as medidas implementadas pelo governo entrarão em vigor gradualmente e ajudarão a garantir a oferta do mercado e estabilizar os preços da carne suína.

À medida em que o baixo efeito de base passa, o risco ascendente do IPC pode diminuir no terceiro trimestre, e o IPC geral pode se manter estável no terceiro trimestre, de acordo com os analistas da China International Capital Corporation Limited (CICC).

A CICC previu que no restante do ano o banco central afrouxará sua política monetária sobre as margens, injetará mais liquidez via instrumentos de operação de mercado aberto e reduzirá as taxas de operação de mercado aberto e a taxa de reservas obrigatórias.

O país se comprometeu a manter uma política monetária prudente "nem muito apertada nem muito frouxa" e fazer ajustes anticíclicos de maneira oportuna e moderada, disse o banco central em seu relatório de política monetária do segundo trimestre.

Gigante chinesa de streaming ao vivo YY registra crescimento robusto de receita no segundo trimestre

Beijing, 15 ago (Xinhua) -- A plataforma de mídia social chinesa YY testemunhou sua receita se expandir de forma constante no segundo trimestre deste ano, com o crescimento contínuo de usuários móveis em seus serviços de streaming ao vivo e vídeos curtos.

A receita líquida da empresa cresceu 66,8%, para 6,29 bilhões de yuans (US$ 917 milhões ), no segundo trimestre do ano, de acordo com o relatório financeiro não auditado divulgado na quarta-feira.

O crescimento da receita total foi impulsionado principalmente pelo incremento robusto da receita de streaming ao vivo da YY, que saltou 66,4% em termos anuais, ultrapassando 5,92 bilhões de yuans.

A plataforma informou que seus usuários ativos mensais médios móveis (MAUs, na sigla em inglês) no âmbito global alcançaram 433,5 milhões, dos quais cerca de 78,1% eram provenientes de mercados fora da China. Os MAUs médios móveis de seus serviços globais de vídeos curtos aumentaram 431,2% em comparação com o segundo trimestre de 2018.

A empresa reforçou a base de seu ecossistema global aprimorando as tecnologias de IA e cultivando as capacidades de localização, disse David Li, presidente e CEO da YY, acrescentando que eles continuarão refinando as sinergias entre seus segmentos de negócios e lançando novas fontes de monetização em um escala global.

A transmissão ao vivo já ganhou popularidade entre as gerações mais jovens, pois os usuários podem comprar "presentes" virtuais para seus apresentadores favoritos que tentam atrair seus fãs ao cantar, dançar ou simplesmente conversar.

Os MAUs médios móveis de serviços globais de streaming ao vivo da YY aumentarem 39,2% ano a ano, para 140,9 milhões.

A YY previu que sua receita líquida para o terceiro trimestre ficará entre 6,57 bilhões de yuans e 6,77 bilhões de yuans, representando um crescimento anual de 60,2%, para 65,1%.

A empresa também anunciou que seu conselho administrativo autorizou um plano de recompra de ações pelo qual a YY poderá recomprar até US$ 300 milhões de suas ações nos próximos 12 meses.

Tencent registra crescimento de receitas de 21% no segundo trimestre

Guangzhou, 15 ago (Xinhua) -- A gigante chinesa da internet Tencent reportou na quarta-feira fortes ganhos no segundo trimestre, com as receitas atingindo 88,8 bilhões de yuans (US$ 12,7 bilhões), um aumento anual de 21%.

O lucro atribuível aos acionistas no período subiu 35% anualmente, para 24,1 bilhões de yuans.

A receita total e o lucro atribuível aos acionistas no primeiro semestre foram de 174,3 bilhões de yuans e 51,3 bilhões de yuans, expandindo 18% e 25%, respectivamente, em termos anuais.

"Durante o segundo trimestre, a Tencent manteve um sólido crescimento de usuários, receitas e lucros e executou importantes iniciativas em meio ao desafiador ambiente de negócios", disse o presidente e CEO da Tencent, Ma Huateng, observando que a companhia continuará a investir no aprimoramento de suas plataformas, serviços e tecnologias.

As receitas de jogos online cresceu 8%, chegando a 27,3 bilhões de yuans, com as de jogos para smartphone totalizando 22,2 bilhões de yuans, uma alta anual de 26%.

As receitas de tecnologia financeira e serviços comerciais registraram um crescimento robusto de 37% em relação ao ano anterior, para 22,9 bilhões de yuans no segundo trimestre, já as receitas de publicidade online chegaram a 16,4 bilhões de yuans durante o período, um salto anual de 16%.

Sinopec descobre 92,1 bilhões de metros cúbicos de reservas de gás natural no sudoeste da China

Chengdu, 15 ago (Xinhua) -- A Sinopec, principal produtora de petróleo e petroquímicos da China, anunciou nesta quarta-feira a descoberta de 92,1 bilhões de metros cúbicos de reservas de gás natural na Província de Sichuan, sudoeste do país.

As reservas recém-verificadas deverão produzir 2 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano, equivalente ao consumo anual de gás de 10 milhões de famílias.

Ao todo, 40,8 bilhões de metros cúbicos de novas reservas de gás foram confirmados no campo de Yuanba, que é o campo de gás mais profundo da China nos estratos marinhos.

A Sinopec irá explorar ainda mais os recursos de gás e entregar 20 bilhões de metros cúbicos de reservas de gás este ano.

Até agora, a empresa verificou 1,2 trilhão de metros cúbicos de reservas com uma capacidade de produção anual de 12 bilhões na bacia de Sichuan, rica em gás, que responde por quase um quinto do total da China.

Mercado acionário chinês fecha em alta

Beijing, 14 ago (Xinhua) -- O mercado acionário chinês fechou nesta quarta-feira em alta, com o indicador referencial, o Índice Composto de Shanghai, aumentando 0,42% e fechando em 2.808,91 unidades.

O Índice de Componentes de Shenzhen cresceu 0,72% encerrando o pregão em 8.966,47 unidades.

Novos vagões de metrô chineses começam a operar em Boston, Estados Unidos

U.S.-BOSTON-CHINA-SUBWAY CARS-OPERATION

O governador de Massachusetts, Charlie Baker e o gerente geral da MBTA, Steve Poftak (c), assistem à cerimônia de lançamento dos novos vagões do metrô em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, em 14 de agosto de 2019.

Novos vagões do metrô construídos por uma empresa chinesa para moradores de Boston iniciaram sua primeira corrida na cidade norte-americana de Boston na quarta-feira.

Os primeiros 6 de 152 carros começaram a rodar na linha laranja do sistema de metrô de Boston, o MBTA, pela manhã.

Os novos carros aumentarão a capacidade da linha em 30.000 assentos diariamente quando todos estiverem em serviço. (Xinhua/Liu Jie)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Xinhua (estatal chinesa)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário