Dólar sobe 1,15% e testa R$ 4,08 com mercado à espera de Powell

Publicado em 22/08/2019 17:15

LOGO REUTERS

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar saltou mais de 1% ante o real nesta quinta-feira, para o maior patamar em três meses, mais do que anulando a baixa das duas sessões anteriores, em novo dia de fraqueza para divisas emergentes em meio a dúvidas sobre a disposição do banco central dos Estados Unidos de cortar mais os juros.

O dólar à vista fechou em alta de 1,15%, a 4,0776 reais na venda. É o maior patamar desde 20 de maio (4,10485 reais). Na máxima intradia, a cotação bateu 4,0821 reais.

Na B3, o dólar de maior liquidez subia 1,20%, para 4,0770 reais.

O real teve o pior desempenho entre as principais divisas emergentes nesta sessão, acompanhado na sequência por pares como peso mexicano, lira turca e rupia indiana.

Nem mesmo a venda integral dos 550 milhões de dólares em moeda física pelo Banco Central, depois de colocação parcial na véspera, conseguiu amenizar a pressão no mercado à vista.

Para um profissional da mesa de câmbio de um grande banco "dealer", por ora o efeito dos leilões tem sido "neutro", já que as saídas de recursos continuam "fortes". Mas ele também disse esperar uma "gradual melhora" dos fluxos no mercado spot conforme as operações do BC se estendam.

De toda forma, o cenário externo continuou com peso predominante na formação do preço do câmbio local. O dólar subiu forte contra várias divisas emergentes, com o mercado buscando a segurança da divisa norte-americana diante da possibilidade de o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, esfriar mais, na sexta-feira, expectativas de novos cortes de juros pelo Fed.

Nesta quinta, mais dois presidentes regionais do Fed --Esther George, de Kansas City, e Patrick Harker, da Filadélfia-- disseram não ver necessidade de novos estímulos.

Para o Goldman Sachs, o atual cenário de juros e crescimento em queda tradicionalmente prejudica moedas de juros comparativamente mais elevados --ainda o caso do Brasil--, devido à sensibilidade desses mercados à percepção de risco.

"Nesse contexto, rand sul-africano, rublo russo, real e rupia indonésia enfrentariam um risco maior de onda de vendas", afirmaram estrategistas do banco em nota.

Em queda na casa de 6% em agosto, o real amarga o segundo pior desempenho dentre 33 pares do dólar no mês, melhor apenas que o peso argentino, que desaba 20,6%.

(Por José de Castro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário